O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
(SAMU) Natal 192 divulgou o relatório quadrimestral dos atendimento
realizados em 2018 e mais uma vez os trotes aparecem com uma grande
quantidade de registros, apesar de ter apresentado uma redução
acentuada. De acordo com os dados, entre janeiro e abril, o SAMU Natal
recebeu um total de 17.003 chamados, dos quais 1.147 foram trotes (cerca
de 7%). São ligações que vão desde os xingamentos e ameaças aos
atendentes, até a indicação de ocorrências que não existem, o que muitas
vezes acaba deslocando viaturas desnecessariamente.
Apesar dos números, a quantidade de trotes passados para o serviço tem caído consideravelmente. “Essa porcentagem chegava a aproximadamente 30% em outubro do ano passado. Desde então temos desenvolvido projetos com o objetivo de conscientizar a população em relação ao prejuízo que os trotes geram ao fluxo de serviço e consequentemente para quem realmente precisa do atendimento”, destacou Renata Campos, diretora do SAMU Natal 192.
Um dos projetos desenvolvidos é SAMUZINHO,
feito junto às escolas municipais e que é voltado para a
conscientização das crianças. Nele são realizadas visitas técnicas,
orientações e capacitações de primeiros socorros. Espera-se que, ao
entender como funciona o serviço e sua importância. Também é
desenvolvido o SAMU e a Comunidade, onde as mesmas atividades são
realizadas com um público adulto.
O SAMU é um serviço composto por
profissionais qualificados, que muitas vezes podem salvar a vida de
alguém apenas orientando o usuário pelo telefone. A disponibilidade das
linhas para utilização apenas de quem realmente está precisando é
imprescindível para que o serviço possa ser oferecido da melhor forma
possível.
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