Adrovando Claro
Durante toda esta segunda-feira (04), aconteceu a II Mostra de Experiências Pedagógicas dos Professores de Educação Física do Município do Natal. O evento ocorreu no Departamento de Educação Física da UFRN, e foi organizado pela equipe técnica responsável pela formação continuada da disciplina do Departamento de Ensino Fundamental.
O momento serviu como encerramento dos encontros quinzenais realizados durante o ano, que tiveram como objetivo aprofundar os saberes e fazeres docente, considerando a inclusão e a diversidade, sempre numa perspectiva da cultura de movimento, contribuindo ainda para a reflexão desta prática do ensinamento.
A secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME, professora Judineide Domingos Campos, destacou na abertura do evento a parceria com a UFRN por meio do Departamento de Educação Física.
“Verificamos nos trabalhos dos professores um processo árduo de pesquisa e elaboração de atividades, e ficamos satisfeitos pelo resultado que a parceira com a UFRN tem mostrado um resultado que amplia a formação continuada e fortalece a troca de informações e experiências”.
Uma das experiências relatadas durante o evento foi o trabalho realizado na Escola Municipal Professor Ascendino de Almeida, intitulado “Festival de Xadrez do Ascendino, e coordenado pelos professores Maria Sueli Vieira, Priscila Carla da Silva Gomes e Richardson de Andrade Fernandes. De acordo com o professor Richardson Fernandes os encontros das formações serviu para discutir o fazer pedagógico se fortalecendo na troca de experiência, enriquecendo na prática da disciplina, e isso trouxe novas propostas para serem desenvolvidas nas escolas.
“Nosso trabalho foi desenvolvido dentro do projeto político pedagógico da escola, criamos atividades lúdicas dentro de práticas pedagógicas com temas como cultura indígena, meio ambiente e xadrez”. O professor Richardson explicou que foi feito o “I Festival de Xadrez do Ascendino” durante todo um dia na escola e que contou com a participação de 88 alunos de quatro escolas municipais.
Na programação ainda ocorreu uma oficina de capoeira ministrada pela mestranda Rayanne Medeiros, que tratou dos movimentos básicos e conhecimentos acerca da dança ou jogo de luta, como é mais conhecida a capoeira. Um mural com 35 banners apresentando experiências dos professores ficou à disposição dos participantes.
O evento foi encerrado com uma mesa redonda com os temas “Desafios e Perspectivas para Formação Continuada para professores de Educação Física” com a participação dos professores e doutores da UFRN, José Pereira de Melo e Terezinha Petrucia Nóbrega. A formação continuada de Educação Física da Rede Municipal do Natal reúne 115 professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário