sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Trabalhos desenvolvidos por servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram destaques no 10º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, que começou no último dia 7 de outubro e segue até esta quarta-feira (11) em Florianópolis, Santa Catarina. O evento reúne mais de 4 mil participantes, entre pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais dos serviços de saúde. Entre os temas abordados estão a zika, HIV/aids; aborto legal, feminicídio, epidemia de cesáreas, racismo na saúde pública e obesidade. Natal participou do Congresso com seis trabalhos selecionados: Análise da Mortalidade de Mulheres em Idade Fértil por Violência (2000 a 2014); Perfil Epidemiológico das Meningites (2013 a 2016); Análise da Completude dos Registros de Tuberculose (2012 a 2016); Circulação de Vírus Respiratórios (2012 a 2016); Casos de Microcefalia Relacionada ao Vírus Zika – Critérios de Confirmação e Descarte; e Adoecimento por Síndrome Respiratória Aguda Grave (2015/2016). “O congresso facilita a discussão com a sociedade dos mais recentes estudos da área, articulando análises epidemiológicas da situação de saúde dos diversos grupamentos humanos com debates sobre a equidade, as estratégias para a melhoria da qualidade de vida e os desafios sociais e científicos acerca da saúde-doença-cuidado e de seus determinantes em nosso tempo”, destacou Aline Bezerra, chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS.

A Prefeitura de Natal lançou na tarde desta quarta-feira, 11, o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open - 2ª Etapa -, juntamente com a Secretaria de Municipal de Esporte e Lazer, do Banco do Brasil, patrocinador oficial do evento, da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), e da Federação Norte-Riograndense de Voleibol (FNV). O evento nacional será realizado na capital potiguar entre os dias 18 e 22 deste mês, na Praia do Forte. O lançamento ocorreu no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, onde foram divulgadas informações da competição e programação. 

O campeonato é a principal competição do calendário nacional da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), disputado desde 1991. Atualmente este circuito é formado por sete etapas e passa por vários estados brasileiros e diversas regiões do país. Em Natal será disputada a 2ª etapa da temporada 2017/2018, que geralmente começa no segundo semestre de um ano e termina no primeiro semestre do ano seguinte, com duração média de oito meses.

Esta etapa trazida para Natal pela superintendência do Banco do Brasil no Rio Grande do Norte, com apoio da Prefeitura de Natal tendo a participação direta no evento de sete secretarias municipais, terá a participação de 192 atletas, com 32 equipes femininas e 32 masculinas. Vários nomes de destaque da modalidade estarão na cidade, como a jogadora Juliana, que tem os melhores resultados na competição, e o jogador Bruno Schimdt, campeão olímpico e filho do potiguar Oscar Schimdt, astro das quadras de basquete. 

Segundo a secretária Municipal de Esporte e Lazer, Danielle Mafra, este evento vai gerar 300 empregos diretos e cerca de 700 indiretos. As finais, masculina e feminina, serão transmitidas ao vivo por emissora nacional, no domingo pela manhã. A estrutura para esta etapa realizada em Natal, tem seis quadras e a entrada para o evento é gratuita.


O evento tem caráter educativo e inclusivo. Não serão apenas as disputas na arena da Praia do Forte que terão a participação dos atletas, mas também em ações sociais. Desde o primeiro dia, a programação inclui outros eventos, como encontro de alunos da Escola Municipal do 4º Centenário, no Palácio dos Esportes, com alguns jogadores; no dia 19, o Banco do Brasil disponibilizou entrada para alunos da rede pública de ensino e dos projetos de escolinha do Palácio dos Esportes; no dia 20, haverá participação de alguns atletas na Escolinha de Vôlei do Palácio dos Esportes com crianças e adolescentes de uma Ong de Natal, entre algumas outras atividades de interação com o público. 

“Agradeço ao Banco do Brasil por trazer novamente este evento para Natal que tem capacidade para receber eventos desta natureza”, afirmou a secretária de Esporte e Lazer, referindo-se a um evento de grande porte, como é o circuito. 

O Vice-presidente da Federação Norte-Riograndense de Vôlei, Carlos Eduardo Nascimento, Dadau, agradeceu ao Banco do Brasil pela escolha de Natal neste circuito e à Prefeitura de Natal pelo apoio, envolvendo diretamente as secretarias de Esporte e Lazer, do Meio Ambiente, de Defesa Social, de Serviços Urbanos, de Trânsito e Transportes, além da Urbana. 

“Este é um momento esperado para nós, quando se anuncia o calendário anual, com as cidades onde serão realizadas este evento”, disse o superintendente do Banco do Brasil, Ronaldo Oliveira. Ele destacou o caráter educativo, com a realização das ações sociais, e do despertar, em jovens e crianças, do envolvimento com o esporte. Segundo ele, o apoio proporcionado pela Prefeitura, pesou na decisão da inclusão da cidade no calendário do maior evento da modalidade, no Brasil. 

O prefeito Carlos Eduardo destacou a importância do evento, lembrando que também tem a importância da divulgação da cidade, principalmente com a transmissão por emissora nacional das finais. “Houve o empenho do Banco do Brasil, nosso parceiro em várias ações, de Natal sediar este evento, uma competição de esporte, mostrando nossa cidade, e isso projeta a cidade que vibra com o esporte”, afirmou o prefeito na solenidade de lançamento. “Este evento mostra toda a importância que estamos dando ao esporte”, concluiu. 

Estiveram presentes ainda ao evento, o vice-prefeito, Álvaro Dias, o secretário Municipal de Governo, Homero Grec, representando os demais secretários; o vereador Robson Carvalho, presidente da Comissão de Desporto da Câmara Municipal; e o ex-prefeito, Aldo Tinoco Filho, entre outras autoridades e representantes do esporte da cidade.

Nenhum comentário: