Agentes da Defesa Civil Municipal estão atuando nas ruas de Natal desde as primeiras horas desta terça-feira (11). As ocorrências atendidas são de alagamento de residências, desabamento de muro e outros incidentes desencadeados pelo alto volume de chuvas que caíram durante a madrugada e o dia de hoje. As maiores intervenções foram realizadas nos bairros de Mãe Luiza, Areia Preta e Praia do Meio, situados na zona Leste da capital.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) mobilizou todo o efetivo do órgão, ficando 30 agentes de Defesa Civil em alerta, e utilizou nas operações bombas de sucção de água, juntamente com os equipamentos apropriados para interdição de locais detectados como setores que podem gerar situações de risco a vida humana.
As principais ocorrências registradas foram nas ruas Major Afonso Magalhães, no bairro de Areia Preta, onde a chuva abriu uma cratera no meio da via. Nesse casso foi necessário interditar quatro residências e acionar os setores responsáveis para agir no local. Outra situação de crise ocorreu na Rua do Motor, com a queda de parte do muro do Hospital Onofre Lopes, chegando a água a invadir algumas residências. A área foi interditada e os engenheiros da UFRN responsáveis pela obra realizada no Hospital foram acionados pela coordenação da Defesa Civil. Já na Rua Atalaia, no bairro de Mãe Luiza, uma tubulação da Caern se rompeu, porém, não foi preciso interditar nenhuma casa e os técnicos da Caern já foram direcionados para o local.
Um dos pontos críticos foi na região do bairro do Planalto, onde foi montada uma operação com a utilização de bombas de sucção e mangueiras de drenagem que possibilitou a retirada da água da rua alagada, sendo a mesma lançada em bueiros, que foram desobstruídos para que a drenagem fosse efetivada com sucesso.
De acordo com o secretário da Semdes, João Paulo Mendes, nenhuma ocorrência envolvendo vítimas foi notificada pelo setor de Defesa Civil. “É importante registrar que até o momento não houve nenhuma vítima nem ferimentos de pessoas e que as equipes da Defesa Civil Municipal estão 24h atentas as situações de crise”, informou. No tocante as lagoas de captação de águas pluviais não foram registradas nenhuma ocorrência de transbordo ou de outra situação de perigo, porém esses locais também estão sendo monitorados pela Defesa Civil de Natal.
Para solicitar a intervenção da Defesa Civil Municipal o cidadão pode ligar para o número 190, no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde há agentes para direcionar a ocorrência para as equipes de plantão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário