quinta-feira, 30 de março de 2017

O BLOG NOVA NATAL NOTICIAS ATRAVÉS DO SEU DIRETOR, DÁ EXEMPLO DE CIDADANIA NA ZONA NORTE DE NATAL

Como de costume, sempre que ando pela comunidade me deparo com entulhos por todo lado, uma prática de moradores descompromissados com a nossa comunidade colaborando para a proliferação de doenças e traças por toda a região do bairro. Uma situação triste pois pagamos caro pela contribuição na limpeza publica do município e as pessoas não tem consciência dos diversos crimes ambientais que realizam na comunidade. Quero agradecer a equipe da URBANA na pessoa do seu presidente Claúdio Porpino e a toda equipe de conservação da zona norte (BASE NELIO DIAS) por nos atender.

FOTOS: ZE NEGAO





CAMPANHA EDUCATIVA


CAMPANHA EDUCATIVA


CAMPANHA EDUCATIVA


CAMPANHA EDUCATIVA


CAMPANHA EDUCATIVA


CAMPANHA EDUCATIVA






VEM AI O TORNEIO DO TRABALHADOR EM NOVA NATAL

Dia 1º de maio não percam...



quarta-feira, 29 de março de 2017

MPE pede cassação de Temer e inelegibilidade de Dilma; peemedebista poderia concorrer numa eleição indireta

MICHEL TEMER E DILMA ROUSSEFF: CHAPA EM JULGAMENTO (FOTO: LULA MARQUES/AGÊNCIA PT)

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cassação do presidente Michel Temer (PMDB) e a inelegibilidade da presidente cassada Dilma Rousseff (PT), segundo fontes que acompanham as investigações. A manifestação da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), mantida sob sigilo, foi encaminhada na noite desta terça-feira (28) ao TSE.

O julgamento da ação que apura se a chapa Dilma-Temer cometeu abuso de poder político e econômico para se reeleger em 2014 foi marcado para começar na manhã da próxima terça-feira. O TSE dedicará quatro sessões da semana que vem – duas extraordinárias e duas ordinárias – para se debruçar sobre o caso, que poderá levar à cassação de Temer e à convocação de eleições indiretas.

Se os ministros do TSE seguirem o entendimento da PGE – ou seja, cassarem Temer, mas o deixarem elegível -, ele poderia concorrer numa eleição indireta. Procurada pela reportagem, a defesa de Temer informou que só se manifestará sobre o parecer no julgamento. A defesa de Dilma não se manifestou.

O parecer foi assinado pelo vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, que atua na Corte Eleitoral por delegação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Dino é um dos pré-candidatos à sucessão de Janot, que tem mandato previsto para acabar em setembro. Para assumir o posto, no entanto, ele precisará ser escolhido pela categoria em lista tríplice e depois indicado por Temer para a vaga.

Dino já sofre resistências no Congresso à sua indicação por ser irmão do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), opositor do núcleo do PMDB no Estado.

No ano passado, um parecer do Ministério Público Eleitoral recomendou que fosse rejeitado o pedido da defesa de Temer para separar sua responsabilidade em relação à da ex-presidente Dilma Rousseff no processo. Na época, Dino afirmou que “o abuso de poder aproveita a chapa em sua totalidade, beneficiando a um só tempo o titular e o vice”.

Em outro parecer, o MPE indicou a existência de “fortes traços de fraude e desvio de recursos” ao analisar as informações colhidas com a quebra do sigilo bancário das gráficas Red Seg Gráfica, Focal e Gráfica VTPB, contratadas pela chapa Dilma-Temer.

A ação que investiga última disputa presidencial foi proposta em 2014 pelo PSDB, partido derrotado nas urnas pela chapa encabeçada pelo PT. Nas alegações finais entregues ao TSE nos últimos dias, o PSDB isentou o presidente Michel Temer de responsabilidade.
Época Negócios.

Ministro do STF cobra legalização das drogas: “Precisamos de ousadia”


Foto: Nelson Jr./STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto Barroso e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defenderam a legalização, com regulação rígida pelo Estado, de todos os tipos de drogas no país. Para o ministro, a legalização das drogas quebraria o poder do tráfico nas comunidades carentes e reduziria os casos de vítimas inocentes, que morrem por causa de bala perdida em favelas e de jovens humildes cooptados pelo tráfico. Já Fernando Henrique Cardoso admitiu ter adotado política errada nessa área em seus dois mandatos presidenciais.

“Estamos precisando de alguma ousadia. Minha posição é legalização e regulação rígida do Estado. A droga é ruim, e portanto o papel do Estado é desestimular o usuário e combater o traficante”, disse o ministro. “Não sei se vai dar certo, mas quando regula, se diz onde vai vender, tributa e proíbe a venda a menores. Se der certo, estende para a cocaína”, acrescentou.

Na avaliação de Barroso, cabe ao Estado mostrar os malefícios das drogas para as pessoas. “Não estamos defendendo as drogas, temos que enfrentar [o problema]. A guerra às drogas fracassou no mundo inteiro, mas o consumo só aumenta.” Ele defendeu que o uso recreativo das drogas, em ambiente privado, não seja proibido. “Cada um faz as suas escolhas de vida, e talvez este [consumo de drogas] não esteja entre os maiores riscos”, afirmou.

Barroso e FHC participaram de seminário sobre descriminalização do uso de drogas, promovido pela Fundação Fernando Henrique Cardoso, na capital paulista. O evento foi promovido pela revista Época, pela editora Zahar, pelo Instituto Igarapé e pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) na capital paulista.

Julgamento interrompido

O Supremo deverá retomar, em breve, o julgamento de um recurso apresentado por um ex-preso de Diadema (SP), condenado a dois meses de prestação de serviços à comunidade por porte de maconha. A droga foi encontrada na cela dele. Se a maioria da corte julgar inconstitucional o artigo da lei contestada, o porte de droga para consumo pessoal estará, na prática, descriminalizado. O recurso é relatado pelo ministro Gilmar Mendes.

Em 2015, ao examinarem esse caso, Barroso e outros dois dos 11 ministros votaram pela liberação do porte de maconha para uso pessoal. O julgamento foi interrompido por pedido de vista de Teori Zavascki. Caberá ao seu substituto, Alexandre de Moraes, seguir com o processo.

Para Roberto Barroso, comportamentos que não causam danos a terceiros poderiam ser liberados e réus primários, com bons antecedentes, flagrados com drogas não deveriam ser presos preventivamente e, sim, receber outros tipos de punição, como prestação de serviço à comunidade.

Barroso afirmou que pretende defender inicialmente no STF a descriminalização apenas da maconha, para, em um segundo momento, fazer com que a decisão possa ser estendida para outras drogas.

Recado para Moraes

O ex-presidente Fernando Henrique disse que, quando governou o país, cometeu erros na política de combate às drogas, como repressão e ações simbólicas como o corte de pés de maconha, assim como o ministro recém-empossado no STF, Alexandre de Moraes, filiado até o início de fevereiro ao PSDB. “Ele [Alexandre de Moraes] vai perceber, depois, que [cortar pés de maconha] não adianta nada.”

Barroso espera que Alexandre de Moraes estude sobre a descriminalização das drogas antes de seu voto no STF. “A posição dele não chega lá carimbada, eu acho que ele vai estudar e emitir uma opinião. Seja ela qual for, merecerá respeito”, declarou.
Congresso em Foco, com informações da Agência Brasil

segunda-feira, 27 de março de 2017

Maior conjunto habitacional da zona norte de Natal, o Nova Natal se prepara para a sua grande bodas de coral, com uma grande micareta pelas ruas do bairro.




Paredões de som são apreendidos e festas interditadas em Natal em operação da Guarda Municipal, Sermub e Cipam



Nove paredões de som automotivo foram apreendidos e três festas realizadas em estabelecimentos não licenciados foram interditadas em operação conjunta que aconteceu nas noites da sexta-feira (24) e do sábado (25), pela Guarda Municipal do Natal (GMN), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Companhia Independente de Proteção Ambiental da Polícia Militar (Cipam). A operação teve como foco o combate a utilização irregular de paredões de som em via pública, como também o abuso dos níveis de som fora do que é permitido pela legislação.

Somente via Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), que responde pelo número 190, foram atendidos 22 chamados de pertubação do sossego pelos agentes da operação conjunta. A guarnição do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal informou, que além do desrespeito por parte de proprietários de veículos com paredões de som e organizadores de festas não licenciadas, os guardas municipais registraram ocorrências de som em alto volume em quatro residências. Nesses casos, os responsáveis foram orientados a regular o som e foram notificados pelos fiscais da Semurb.

A operação mobilizou cerca de 16 agentes entre guardas municipais, fiscais ambientais e policiais militares. Foram utilizadas sete viaturas de patrulhamento, sendo três na noite da sexta-feira e quatro na do sábado. Durante a operação as equipes patrulharam bairros situados nas quatro zonas administrativas da capital. Em nenhum momento foi registrada alteração que resultasse em prisão dos envolvidos.

O Artigo 3º da Lei nº 6246, sancionada em 20 de maio de 2011, versa sobre a proibição do funcionamento dos paredões de som nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos do município de Natal, define “paredão de som” como “todo e qualquer equipamento de som automotivo rebocado, instalado ou acoplado nos porta-malas ou sobre a carroceria dos veículos”.

O descumprimento da lei municipal 6.246/2011 (paredões de som) é passível de multa que pode variar de 300 a 3.000 unidades fiscal de referência (Ufir). Outro agravante é que o proprietário de veículo flagrado perturbando o sossego público pode ser multado sem a necessidade de medição dos decibéis, com base em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Nessa situação, basta que o agente registre no auto de infração a forma de constatação da transgressão. A infração é considerada grave, registra cinco pontos na CNH e tem penalidade pecuniária de R$ 195,23.

A SOCIEDADE cobra também da SEMURB maior fiscalização nos eventos de bairros, onde a poluição sonora entra pela madrugada sem qualquer fiscalização e legalização devida para a realização de certos eventos, principalmente na zona norte de Natal.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Ordenamento da Praia Ponta Negra completa dez dias e melhorias já são notadas

A implantação do Plano de Ordenamento, Gestão e Fiscalização Integrada da Orla de Ponta Negra completou dez dias de ação nesta sexta-feira (17). E na manhã de hoje fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) retornaram mais uma vez à praia para a remoção de publicidade irregular, uma das frentes do plano, que estabelece novas regras para a ocupação dos espaços públicos de um dos principais cartões-postais do RN.


Com apoio de agentes da secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) e do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal (GAAM), os fiscais removeram cerca de 25 wind banners em toda a extensão da Avenida Erivan França, entre outros materiais como pedaços de madeira, blocos de concreto e outros que estavam poluindo visualmente a área.

De acordo com o supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb que coordenou a ação, Leonardo Almeida, o foco nesta manhã além da publicidade irregular foi fiscalizar o cumprimento das normas quanto ao número permitido de mesas e cadeiras aos quiosqueiros e locadores de acordo com o Plano de Ordenamento. Pelas novas regras cada um deles tem direito a 15 conjuntos de mesa/cadeira/sombreiro. Atualmente, Ponta Negra possui 28 quiosques e 53 locadores de equipamentos cadastrados pela secretaria de Serviços Urbanos (Semsur).

Almeida conta que durante as fiscalizações a grande maioria dos quiosqueiros e locadores de mesas e cadeiras está cumprindo as regras, e que na manhã de hoje houve apenas duas apreensões por material excedente entre mesas, cadeiras e guarda-sóis. E ainda que os próprios comerciantes já têm percebido que as mudanças estão sendo positivas para o seu trabalho, com as melhorias que elas têm provocado na praia. 

O supervisor revela também que a operação também resultou numa notificação ao proprietário de um trailer, que estabeleceu ponto fixo de comercialização em vaga de estacionamento na Av. Erivan França, o que não é permitido. 

O plano de Ordenamento de Ordenamento criou áreas exclusivas para diversos usos, entre eles para colocação de esteira e guarda-sol particulares, para prática de esportes, locação de equipamentos náuticos conforme normas vigentes, pesca artesanal e atracagem de embarcações e ainda locais específicos para a operação das atividades dos quiosques, locadores de mesas e cadeiras e artesãos.

As ações do Plano de Ordenamento, Gestão e Fiscalização são executadas pelo grupo de Operação Integrada para a Orla de Ponta Negra, coordenado pela Semurb e formado pelas secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), de Saúde (SMS) com a Vigilância Sanitária, de Mobilidade (STTU) e de Defesa Social (Semdes) com a Guarda Municipal. Além disso, contam com o apoio da secretaria de Assistência Social (Semtas), de Turismo (Setur), de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), de Cultura (Secult), do Procon Municipal e da Urbana.

Prefeito entrega premiação de campeonatos de Sub 15 e Copa de Bairros na Arena das Dunas

Foram encerradas na tarde desta quinta-feira (16) as competições de futebol 4ª Copa Natal de Futebol Sub 15 e a 3ª Copa Natal de Campeões dos Bairros, realizadas pela primeira vez na Arena das Dunas. Estas competições são uma realização da Prefeitura do Natal por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL). A premiação foi entregue pelo prefeito Carlos Eduardo, pelo vice-prefeito Álvaro Dias e pelo secretário de Esportes, José Vanildo. 

MARCO POLO




O clube Real Sogima, do bairro de Dix-Sept Rosado, venceu nos pênaltis o Jiqui, devido o jogo ter terminado no tempo regular em 2 a 2, na modalidade Sub 15. Participaram da Copa Sub 15, 32 clubes da cidade de Natal, cada um com equipe de 25 jogadores e comissão técnica. 

O vencedor da Copa de Campeões de Bairros foi o ADP, do bairro Petrópolis, também nos pênaltis, em cima do Castelo Branco, do bairro Santarém. Desta Copa, participaram 24 times, sendo oito equipes da Zona Norte; quatro da Zona Sul; quatro da Zona Leste e oito da Zona Oeste. Cada equipe, das duas competições, recebeu troféu e medalhas, além de serem premiados os melhores jogadores da partida final, o artilheiro com campeonato e o melhor goleiro da partida que definiu o campeão.


Na categoria Sub 15, o troféu de Melhor Jogador ficou com Alan Pedro, camisa 11 do Real Sogima; o Melhor Goleiro foi Alex Nascimento, também do Real Sogima, camisa 01; e o artilheiro desta categoria foi Daniel San, do Projeto Educando através do Futebol, do bairro de Nova Descoberta. 


A premiação de destaque para os atletas amadores do campeonato de bairros teve Atos Carlos, camisa 11 do ADP, como Melhor Jogador; o título de Melhor Goleiro ficou com Anderson Leonardo, camisa 01, também do ADP e o Artilheiro da competição foi Leandro Elias, camisa 9 do Castelo Branco. 

O prefeito Carlos Eduardo, agradecendo a participação da torcida, lembrou que o esporte é um dos caminhos utilizados para tirar os jovens das ruas. Ele destacou a importância da Prefeitura incentivar o futebol amador na cidade com a realização de mais dois torneios além do Sub 15 e da Copa dos Campões de Bairros, como o Campeonato de Futebol Feminino e o Sub 17 masculino, e disse que quer a Secretaria de Esporte e Lazer parceira dos Centros de Esportes existente nos mais diversos bairros da cidade. Ele garantiu que para este ano, todas essas competições estão garantidas no calendário da Secretaria de Esporte e Lazer de Natal. 


"A Prefeitura tem o compromisso de apoiar o esporte amador da cidade e promover os campeonatos. É uma forma de colocar os jovens no caminho certo. Esses rapazes têm grande oportunidade de se tornarem futuros atletas profissionais", disse Carlos Eduardo, referindo-se às revelações de grandes nomes do futebol que saíram de competições de bairros. 


Para o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, José Vanildo da Silva, a escolha da Arena das Dunas estimula ainda mais o interesse dos atletas com o esporte. "O sonho de muitos atletas é jogar em estádios profissionais e ter oportunidade de crescer no esporte", destaca.

A SEL disponibilizou 500 ingressos para convidados acompanharem a final dos torneios, distribuídos entre os times finalistas, familiares, representantes dos centros desportivos, federações e entidades ligadas ao esporte. Estiveram ainda na Arena das Dunas para prestigiar as finais dos campeonatos, o presidente da Urbana, Cláudio Porpino e vereadores da Câmara Municipal de Natal. 

terça-feira, 14 de março de 2017

Aplicativo localiza smartphone roubado e ainda tira foto do ladrão


Um dos maiores receios dos usuários é perder ou ter o smartphone roubado. Além de não poder recuperar o bem, ele ainda pode ter suas informações pessoais acessadas por quem estiver de posse do aparelho.

Para ajudar a evitar este drama, a Avast!, fornecedora de soluções representada no Brasil pela Stity Tecnologia, liberou o Avast Anti-Theft, para smartphones e tablets Android.

Disponível nas versões gratuita e premium (paga), ele tem como principal função localizar e rastrear o aparelho via GPS e controlar remotamente o aparelho.

O Anti-Theft é um aplicativo independente do Avast Mobile Security e Avast Antivírus e completamente invisível quando está sendo executado, o que impede que o ladrão tome conhecimento de sua utilização.

Ele também permite tirar fotos remotamente e ouvir o áudio do ambiente onde o telefone está localizado.

O app pode ser configurado para enviar uma notificação para outro dispositivo sobre uma modificação do cartão SIM.

O usuário pode acionar características remotas por meio de um comando em SMS a partir do telefone de um amigo ou através do portal do Avast.

A versão premium ($1,99 por mês ou $14,99 por ano) oferece outros recursos, como a Geoproteção, que executa ações específicas (por exemplo, bloqueio, sinal sonoro, enviar localização), determinação de perímetro para que o app possa ser acionado se o aparelho estiver de posse de outra pessoa caso o usuário tenha perdido ou sido furtado.

Um verificador de senha é disponível para que aumente a segurança da aplicação e recupere remotamente os dados, tais como o registro das chamadas realizadas, mensagens SMS e outros dados pessoais do telefone antes de limpar a memória remotamente.

O Avast Anti-Theft está disponível na Google Play.

Exame

segunda-feira, 13 de março de 2017

Aves silvestres são resgatadas pela Guarda Municipal e preso acusado de crime ambiental

A Guarda Municipal do Natal (GMN) resgatou na manhã deste domingo (12), 30 aves silvestres que estavam sendo comercializadas na feira livre do bairro de Cidade da Esperança, na zona Oeste da capital. Na ocasião, um homem identificado como Jonas Juvani Câmara Júnior, suspeito por prática de comércio ilegal de pássaros silvestres, foi detido pelos guardas municipais e conduzido à Delegacia de Plantão Zona sob acusação de crime ambiental.


Os guardas municipais foram acionados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), que recebeu uma denúncia pelo número 190 informando do delito que estava sendo praticado na feira livre de Cidade da Esperança. No momento que as guarnições da GMN chegaram ao local identificaram os pássaros presos em gaiolas e em pequenos viajantes. Diante da constatação do crime, foi dada voz de prisão ao suspeito, apreendido todo material utilizado para manter as aves em cativeiro e resgatado os pássaros.

De acordo com informações concedidas pelas guarnições operacionais da GMN, o suspeito foi conduzido à Delegacia, porém como não portava nenhum documento de identificação, os guardas municipais foram com ele até a sua residência na cidade de Macaíba no intuito de colher a documentação. Ao chegar no local foi encontrado mais aves e gaiolas, que também foram apreendidas pela equipe.

Entre os pássaros resgatados tinhas várias espécies entre silvestres e exóticas, a exemplo do tico-tico-rei-cinza, gralha cancão, sabiá de laranjeira, azulão, galo-de-campina, canário-belga, sibite, golinha e outros. As aves passaram pela triagem dos agentes ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), sendo as silvestres libertadas na Zona de Proteção Ambiental 01 e as exóticas entregues aos cuidados do Ibama.

Todo o material utilizado para manter os pássaros presos foi destruído. O acusado de crime ambiental detido pelos guardas municipais foi multado em R$ 8 mil e vai responder por crime ambiental tipificado na lei 9.605, artigo 29, e se condenado pode cumprir pena de seis meses a um ano de detenção.

“Lugar de Poesia é na Calçada” acontece nesta terça-feira no Pátio da Secretaria de Cultura

Oficina, lançamento de livro, performances e tapete poético no pátio da Secult, integram a programa elaborada pela Prefeitura do Natal para celebrar o Dia da Poesia, que é comemorado no dia 14 de Março. A programação elaborada pela Secretaria de Cultura (Secult) e Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), contempla diversas frentes culturais, conceitos e atividades, passando pela celebração do 14 de Março e encerrando dia 16.


A programação diferenciada ao lado de artistas e colaboradores da Secretaria de Cultura acontece nesta terça-feira (14), com a realização da Ação Poética “Lugar de Poesia é na calçada”. O pátio da Secult será forrado com versos e poemas completos de autores potiguares. “É uma proposta de intervenção visual, que busca trazer a poesia para a rua, a calçada. É um projeto colaborativo”, comentou a escritora e poeta Regina Azevedo.

Quem quiser participar deverá levar seu pincel - espessura mínima de dois dedos – e também a tinta para pintar num espaço destinado. Lá poderá deixar seus poemas, citações ou frases. Na atividade, também estarão sendo disponibilizados pincéis e tintas para quem não conseguir levar seus itens.

Neste mesmo histórico dia 14 de Março, haverá também Ação Poética com performance do artista Josean no Memorial Natal, a partir das 15h30. Todas as programações da Secretaria de Cultura são gratuitas.

Lançamento de “Pirueta”

Fechando a programação da Semana da Poesia em alto estilo, a Prefeitura do Natal, promove no dia 16 de março o lançamento de “Pirueta”, obra da escritora Regina Azevedo, na galeria Newton Navarro, sede da Secult.

“Pirueta” é o terceiro livro de Regina Azevedo e reúne poemas que dialogam sobre o amor visto de diversas maneiras. Mais que uma antologia de poemas de amor, o livro é sobre uma fase difícil e bonita, que, de acordo com um dos versos, é sobre aprender a "dizer amor quem diz festa", mas também sobre ler o mundo, autoconhecimento e perda.

Pirueta tem edição de 80 páginas através do selo DoBurro (SP), duas opções de capa (uma laranja, outra roxa) e pode ser adquirido ao preço de R$ 30 cada. O coquetel de lançamento começa às 19h.

Pirueta pela própria autora
“O Pirueta é o registro do amor chegando até mim com uma máscara de estripulia. Danadice, perigo, coragem, como queiram chamar. Foi uma fase difícil. Término de um namoro, a morte da minha avó, muitos amigos partindo.... Os poemas acabam viajando junto nesse processo de vazio, que também é de preenchimento. O livro é sobre amar dançando e caindo: no ponto mais bonito da pirueta e também na queda.”

Sobre Regina Azevedo
Regina Azevedo é uma poeta potiguar, nascida no ano de 2000, em Natal. É autora dos livros “Das vezes que morri em você” (2013) e “Por isso eu amo em azul intenso” (2015), pela editora Jovens Escribas.

Ela é estudante de Multimídia no IFRN, criadora do Sarau Iapois, Poesia! e escreve para sites como O Chaplin e Apartamento 702. Seus poemas figuram em museus, filmes, camisetas, antologias e revistas pelo país.

Wilma de Faria tem consultas e exames esta semana em São Paulo

Resultado de imagem para wilma de faria
Com a descoberta há mais de um ano de neoplasia no intestino, a vereadora Wilma de Faria vem passando por tratamento e passará por uma nova etapa de avaliação em São Paulo.

A ex-governadora teve agenda na sexta-feira (10) em Natal, concedendo entrevistas sobre a política local, e viajou no final de semana.

Ela terá consultas médicas a partir desta segunda-feira (13) e deverá passar por exames para análise do quadro de saúde.

O quadro da ex-governadora inspira cuidados e ainda não se sabe a data que ela deve retornar a Natal para retomar atividades na Câmara Municipal.

STTU começa preparativos para realização do Bike Anjo Natal

A cada dia tem mais gente com vontade de pegar uma bicicleta e sair pedalando por aí. Todavia, muitos ainda não tiveram a oportunidade de aprender a pedalar. De olho nessas pessoas, a Prefeitura do Natal, por meio da parceria da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Associação dos Ciclísticas do RN, está nos preparativos para implantar um programa que vai ensinar a pessoa a andar de bicicleta na cidade. A ideia foi discutida nesta semana (dia 9), durante reunião da secretária da STTU, Elequicina Santos e representantes da ACIRN.

A ideia da comunidade Bike Anjo nasceu em São Paulo (SP) com um grupo de ciclistas mais experientes em pedalar no trânsito e que acabavam ajudando os amigos e conhecidos a começarem a andar de bicicleta pela cidade. Com o crescimento do grupo, surgiu o objetivo de organizar esse fluxo e juntar voluntários para trabalhar com pessoas que estavam começando a andar de bicicletas e usar as magrelas como meio de transporte alternativo ao carro.

Em Natal (RN), a primeira edição deverá acontecer ainda neste mês de março (dia 26). Os voluntários estão trabalhando para que o evento seja realizado no último domingo de cada mês, na Praça Pedro Velho – Centro, entre as 9 h e meio dia.

De acordo com a secretária Elequicina Santos o principal desafio da iniciativa “é mostrar à população que a bicicleta é uma opção de veículo e sendo um veículo é parte integrante do trânsito de uma cidade. Quem pedala tem responsabilidades, direitos e deveres”. A inciativa, portanto, não vai apenas ensinar a pessoa a pedalar, mas mostrar a ela tudo que está posto quando ela se torna uma ou um ciclista”.

Para a gestora, o uso da bicicleta no deslocamento diário é uma realidade. Daí a importância dos órgãos públicos, associações de ciclistas e ONGS em realizar iniciativas como essa de estímulo e incentivo ao uso consciente da bicicleta.

Centro de Controle de Zoonoses capacita agentes de combate às endemias

O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, promoveu a “Capacitação para agentes de combate às endemias da Equipe Especial de Intervenção Química em Ultra Baixo Volume (UBV Pesado)”, na quinta-feira (9), durante o dia todo, e na manhã desta sexta-feira (10), na sede do CCZ . 

O chefe do CCZ, Alessandre Medeiros, disse que a capacitação visa qualificar os agentes de saúde para adquirir conhecimento técnico sobre o manuseio dos equipamentos, despertando a consciência da utilização do Equipamentos de Proteção Individual (EPI), proporcionando uma melhor segurança no desenvolvimento das atividades de controle das arboviroses. 

O agente de saúde, Ezequiel Fonseca considerou importante essa capacitação. “Considero bastante importante porque relembra o que aprendemos e agrega novos conhecimentos. É sempre bom estarmos atualizados, uma vez que tem novos vírus e doenças novas e aprendendo sobre novos produtos. Acho importante que haja capacitações para ficarmos sempre preparados”. 

Os temas abordados foram Vigilância das Arboviroses, Biologia, Morfologia e Identificação dos Vetores de importância Médica; Toxidade dos Inseticidas para a Saúde Humana e sua Importância para o Controle dos Vetores de Importância Médica; Fundamentos DA UBV; Técnicas de Aplicação de Inseticida e Uso Correto do EPI. 

A capacitação foi ministrada por Alessandre Medeiros e Márcia Cristina Bernardo do CCZ; e, Sabrina Sinsenato e Valter Luiz dos Santos/Central de Ultra Baixo Volume da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). 

UBV pesado 
O trabalho consiste na aplicação de inseticida de forma espacial, ou seja, o material é lançado com as partículas quebradas de forma que a nuvem criada pelo equipamento atinja o maior número de imóveis devido a sua baixa densidade, com o veículo se deslocando em velocidade reduzida.

Complexo Viário do Quarto Centenária recebe ação do programa Nossa Cidade Mais Limpa

A Prefeitura do Natal realizou neste sábado (11) mais uma ação do programa “Nossa Cidade Mais Limpa”, com o objetivo de fazer a limpeza dos principais logradouros públicos da cidade. O Complexo Viário do 4º Centenário, na zona Sul, foi o primeiro a receber os serviços. 


O programa é um trabalho conjunto para limpeza e conversação dos equipamentos públicos entre as secretarias Municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), de Serviços Urbanos (Semsur), de Mobilidade Urbana (STTU) e a Companha de Serviços Urbanos de Natal (Urbana). Além de limpeza dos viadutos, foi realizada a remoção de cartazes, capinação, jardinagem e pintura. 


O prefeito Carlos Eduardo acompanhou de perto as atividades da ação de hoje do Nossa Cidade Mais Limpa, que teve início em 2013. "Considero importante realizarmos periodicamente a ação Nossa Cidade Mais Limpa, a qual iniciamos em 2013, com isso, vamos conseguindo conservar os nossos logradouros. Esse tipo de iniciativa é valorosa para os natalenses", destacou. 


Para a titular da Semurb, Virgínia Ferreira, o trabalho em conjunto com as secretarias otimiza a ação do programa. Outros locais vão receber os serviços. "Nosso intuito é deixar os nossos logradouros limpos e fazer com que a população cuide e valorize mais os nossos espaços". 


O cronograma das próximas ações contempla na próxima segunda (13) o Viaduto de Igapó, na quarta (15) Praia - Brasília Teimosa, na quinta (16) o Viaduto do Baldo e no sábado (17) o Viaduto da Urbana, sempre às 7h.






sexta-feira, 10 de março de 2017

VAZAMENTO PORTO ILHA: haja SAL na Codern

FOTO SAL TERMINAL – GOOGLE


 Reformado e ampliado por um consórcio de empreiteiras liderado pela Constremac e formado ainda pela Carioca Engenharia e Queiroz Galvão, o Porto-ilha de Areia Branca, localizado a 26 quilômetros da costa, equipamento fundamental para a produção e exportação do sal marinho potiguar, está com sérios problemas. Foi constatado que a estrutura está cedendo, o que faz voltar o sal para o mar. Mesma coisa de enxugar gelo. Em outras palavras: o sal está voltando para o mar. O assunto está sendo tratado com muito cuidado e empresários e produtores pretendem entrar na Justiça para pedir indenização.

A reforma e ampliação da estrutura, cuja execução começou em 2009 e terminou em 2012, custou R$ 270 milhões aos cofres públicos, recursos oriundos do famoso Plano de Aceleração do Crescimento. Nos números, a obra estava às mil maravilhas. A capacidade de armazenamento da plataforma passava de 100 mil para 150 mil toneladas de sal. E o cais de atracação aumentava de 167 metros para 267 metros de extensão.

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), empresa do governo federal que administra os portos de Natal e de Areia Branca, além do porto de Maceió, emitiu nota de esclarecimento admitindo ter detectado “patologias em extremidade da área ampliada do terminal salineiro”. Diz ainda ter notificado o consórcio construtor responsável pelo projeto e sua execução “cobrando imediata análise e resolução saneadora.

Funcionários da Codern informam que a comissão de engenheiros que fiscalizou a obra de reforma e ampliação era formada por amigos da diretoria da época. O atual diretor, Emerson Fernandes, também diretor no período da ampliação é indicação do ex-deputado e ex-ministro Henrique Eduardo Alves.

Emerson Fernandes e quase todos os cargos de confiança da CODERN no RN foram indicação do ex-deputado e amigo do Presidente Michel Temer, Henrique Alves. Alves indicou os cargos no governo Dilma e voltou a indicar no governo Temer.

Os funcionários ainda informam ao blog, “que o proprietário da Constremac, seria conhecido do atual diretor Emerson Fernandes”.

A Constremac ganhou a licitação e contratou a Queiroz Galvão e a a Carioca para, juntas, realizarem as obras. O contrato recebeu alguns aditivos.

A Carioca Engenharia é aquela cujo proprietário, Ricardo Pernambuco Júnior, confessou, em delação premiada, ter pago propinas no valor total de R$ 52 milhões ao então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, por contratos financiados pelo Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS). Pernambuco Júnior também confessou ter repassado R$ 1 milhão a Antônio Vaccari Neto, então tesoureiro do PT. A Carioca Engenharia também já confessou que repassou dinheiro desviado de obras para políticos cariocas, a maioria do PMDB.

Amigo, correligionário, parceiro e companheiro de viagem de Eduardo Cunha, Henrique Alves foi obrigado a deixar o cargo de ministro do Turismo depois de várias citações do seu nome na Operação Lava Jato. Mais recentemente virou piada nacional ao dizer que não sabe quem depositou  833 mil dólares em uma conta bancária aberta no Uruguai.

Henrique Alves também foi citado na delação premiada de Fábio Cleto, que ele ajudou a indicar para o cargo de vice-presidente da Caixa Econômica, que administra o FGTS. Segundo Cleto, Henrique recebeu doações em dinheiro que foram depositadas em contas no Exterior.

Já a construtora Queiroz Galvão, está para assinar contrato de leniência e executivos também já confirmaram a justiça repassar dinheiro desviado de obras para campanhas políticas e políticos.

A Constremac coincidentemente também foi a construtora responsável para obra do Terminal de Passageiros do Porto de Natal. Obra essa que contou com a sociedade da Queiroz Galvão, e custou aos cofres da Codern mais de R$ 50 milhões de reais com direito a vários aditivos.

Policiais civis decidem paralisar por 24 horas na próxima quarta e terão assembleia com indicativo de greve

Os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram aderir a uma paralisação nacional que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 15 de março, bem como marcaram uma assembleia com indicativo de greve para a próxima quinta-feira, dia 16.

Ao longo de todo o dia dessa quinta-feira (9), policiais civis promoveram um ato em frente à Governadoria, aguardando uma reunião com o governador Robinson Faria, que aconteceria às 11h. O encontro não ocorreu, pois a equipe de Governo informou que o chefe do Executivo estava doente.

Inicialmente, havia a perspectiva de o encontro acontecer no final da tarde, após as 17h, mas o governador Robinson acabou desmarcando toda sua agenda de trabalho nesta quinta. Com isso, a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, recebeu o SINPOL-RN no final da tarde.

Foram discutidos alguns pontos da pauta de reivindicações dos policiais civis, no entanto, a Diretoria do Sindicato frisou que a maioria dos pontos precisa ser tratada diretamente com o governador e fez um apelo para que a reunião fosse agendada o quanto antes. A equipe do Governo então marcou o encontro para o dia 16.

“A reunião entre o SINPOL-RN e o governador será às 16h da próxima quinta-feira. E, por isso, a categoria deliberou por se concentrar em frente à Governadoria a partir das 14h para aguardar o resultado da conversa e, em seguida, realizar uma assembleia convocada com indicativo de greve”, explica Paulo César de Macedo, presidente do Sindicato.

De acordo com ele, os policiais civis esperam que o governador Robinson, juntamente com seu secretariado, apresente respostas aos pleitos dos policiais civis. “Essa pauta foi entregue ao próprio governador em agosto de 2015. Em setembro de 2016, reapresentamos à Tatiana Mendes Cunha e, até agora, não recebemos nenhum posicionamento do Governo. Os policiais esperam a correção de injustiças, a efetivação de direitos conquistados, a valorização e equiparação salarial”, ressalta.

PARALISAÇÃO NACIONAL

Sobre a paralisação de 24 horas no dia 15 de março, os policiais civis decidiram aderir a um movimento nacional que será realizado por policiais em todo o Brasil, bem como por outras categorias. O objetivo é pressionar o Governo Federal e Congresso Nacional contra a reforma da Previdência.

“É importante a presença de todos os policiais nesses dois dias de luta que estão programados para a semana que vem. Trata-se do futuro de cada um de nós e precisamos lutar para não termos direitos retirados e para conquistarmos novas vitórias”, finaliza o presidente do SINPOL-RN.
Com informações do Sinpol-RN

COMISSÕES PARLAMENTARES - CMN

As comissões temáticas e permanentes são responsáveis por receber e dar parecer aos Projetos de Lei antes que os mesmos sejam apreciados em plenário. 

Lista das Comissões Técnicas e Permanentes da CMN com seus respectivos presidentes, vice-presidentes e membros

Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final
Aldo Clemente (PMB) - presidente
Felipe Alves (PMDB) - vice-presidente
Nina Souza (PEN)
Ney Lopes Jr. (PSD)
Kleber Fernandes (PDT)
Klaus Araújo (SD)
Eriko Jácome (PTN)

Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização
Luiz Almir (PR) - presidente
Ubaldo Fernandes (PMDB) - vice-presidente
Aroldo Alves (PSDB) 
Klaus Araújo (SD)
Fernando Lucena (PT)

Comissão de Planejamento Urbano, Habitação, Meio Ambiente, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos
Sandro Pimentel (PSOL) - presidente
Nina Souza (PEN) - vice-presidente
Sueldo Medeiros (PHS)
Natália Bonavides (PT) 
Wilma de Faria (PTdoB)

Comissão de Saúde 
Fernando Lucena (PT) - presidente
Carla Dickson (PROS) - vice-presidente
Wilma de Faria (PTdoB)
Cícero Martins (PTB)
Franklin Capistrano (PSB)

Comissão de Previdência e Assistência Social
Wilma de Faria (PTdoB) - presidente 
Bispo Francisco de Assis (PRB) - vice-presidente
Preto Aquino (PEN) 
Carla Dickson (PROS)
Kleber Fernandes (PDT)

Comissão de Defesa do Consumidor
Ney Lopes Jr. (PSD) - presidente
Kleber Fernandes (PDT) - vice-presidente
Aldo Clemente (PMB)
Eleika Bezerra (PSL)
Franklin Capistrano (PSB)

Comissão de Ética Parlamentar
Preto Aquino (PEN) - presidente
Chagas Catarino (PDT) - vice-presidente
Nina Souza (PEN)

Comissão de Educação
Eleika Bezerra (PSL) - presidente
Cícero Martins (PTB) - vice-presidente
Nina Souza (PEN)
Wilma de Faria (PTdoB)
Sandro Pimentel (PSOL)

Comissão de Turismo 
Felipe Alves (PMDB) - presidente
Paulinho Freire (SD) - vice-presidente
Eriko Jácome (PTN) 
Aldo Clemente (PMB)
Júlia Arruda (PDT)

Comissão dos Direitos Humanos, Trabalho e Minorias
Natália Bonavides (PT) - presidente
Preto Aquino (PEN) - vice-presidente
Fernando Lucena (PT)
Sandro Pimentel (PSOL)

Comissão de Transportes
Eriko Jácome (PTN) - presidente
Aroldo Alves (PSDB) - vice-presidente
Klaus Araújo (SD) 
Kleber Fernandes (PDT)
Natália Bonavides (PT)

Comissão de Cultura 
Eudiane Macedo (SD) - presidente
Franklin Capistrano (PSB) - vice-presidente
Ubaldo Fernandes (PMDB)
Eleika Bezerra (PSL)
Preto Aquino (PEN)

Comissão de Desporto
Robson Carvalho (PMB) - presidente
Chagas Catarino (PDT) - vice-presidente
Preto Aquino (PEN)
Bispo Francisco de Assis (PRB)
Aroldo Alves (PSDB)

Comissão de Implementação e Acompanhamento de Leis Municipais
Ubaldo Fernandes (PMDB) - presidente
Aroldo Alves (PSDB) - vice-presidente
Chagas Catarino (PDT)
Preto Aquino (PEN)
Eleika Bezerra (PSL)

Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Nina Souza (PEN) - presidente
Carla Dickson (PROS) - vice-presidente
Preto Aquino (PEN)
Júlia Arruda (PDT)
Robson Carvalho (PMB)

Comissão de Ciência e Tecnologia 
Ney Lopes Jr. (PSD) - presidente
Robson Carvalho (PMB) - vice-presidente
Franklin Capistrano (PSB)
Sueldo Medeiros (PHS)
Chagas Catarino (PDT)

Comissões Especiais

Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno
Ney Lopes Jr. (PSD)
Nina Souza (PEN)
Carla Dickson (PROS)

Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica
Natália Bonavides (PT)
Aldo Clemente (PMB)
Wilma de Faria (PTdoB)
VOLTAR

BIOGRAFIA POLÍTICA MUNICIPAL - Ver. Wilma Maria de Faria / PT do B

Nascida no município de Mossoró em 1945, Wilma Maria de Faria conhecida cariosamente como a guerreira do povo, é formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especializada em Sociologia pela Universidade Católica de Minas Gerais e mestre em Educação na área de Representação Social pela mesma universidade que foi graduada, Wilma é professora do Departamento do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFRN. 

A vereadora iniciou sua carreira política em 1979, quando assumiu a presidência do Movimento de Integração e Orientação Social (MEIOS) no governo de Lavoisier Maia. Quatro anos depois, em 1983, assumiu a Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social do estado, trabalhando e angariando recursos, no Governo de José Agripino Maia. 

Em 1985 se desvinculou do cargo para disputar sua primeira eleição, perdendo o pleito da prefeitura de Natal para Garibaldi Alves Filho. No ano seguinte, em 1986, foi eleita a primeira deputada federal na Assembleia Constituinte, com atuação nota 10, concedida pelo Departamento Intersindical de Assuntos Parlamentares (DIAP), devido à atuação nos direitos sociais e dos trabalhadores. 

Já em 1988, Wilma foi eleita a primeira prefeita de Natal, onde administrou por mais dois mandatos de 1996 a 2000.     

Em 2002 renunciou a prefeitura do Natal para disputar o Governo do Estado, se elegendo a primeira governadora do RN, com 61,05% dos votos válidos. Foi reeleita pelo povo potiguar para administrar por mais quatro anos, nas eleições de 2006. 

Em 2012, chegou a ser apontada como candidata para retornar à prefeitura de Natal, mas desistiu da candidatura para se juntar a Carlos Eduardo vencendo as eleições como vice-prefeita. Em 2016 rompeu com o prefeito, deixou o PSB e se filiou ao PT do B, partido pelo qual foi eleita para o mandato 2017-2020 na Câmara Municipal de Natal com  4.421 votos. 

Telefone: 99471-7491
E-mail: elainevladia@hotmail.com