sexta-feira, 10 de março de 2017

BIOGRAFIA POLÍTICA MUNICIPAL - Ver. Wilma Maria de Faria / PT do B

Nascida no município de Mossoró em 1945, Wilma Maria de Faria conhecida cariosamente como a guerreira do povo, é formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especializada em Sociologia pela Universidade Católica de Minas Gerais e mestre em Educação na área de Representação Social pela mesma universidade que foi graduada, Wilma é professora do Departamento do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFRN. 

A vereadora iniciou sua carreira política em 1979, quando assumiu a presidência do Movimento de Integração e Orientação Social (MEIOS) no governo de Lavoisier Maia. Quatro anos depois, em 1983, assumiu a Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social do estado, trabalhando e angariando recursos, no Governo de José Agripino Maia. 

Em 1985 se desvinculou do cargo para disputar sua primeira eleição, perdendo o pleito da prefeitura de Natal para Garibaldi Alves Filho. No ano seguinte, em 1986, foi eleita a primeira deputada federal na Assembleia Constituinte, com atuação nota 10, concedida pelo Departamento Intersindical de Assuntos Parlamentares (DIAP), devido à atuação nos direitos sociais e dos trabalhadores. 

Já em 1988, Wilma foi eleita a primeira prefeita de Natal, onde administrou por mais dois mandatos de 1996 a 2000.     

Em 2002 renunciou a prefeitura do Natal para disputar o Governo do Estado, se elegendo a primeira governadora do RN, com 61,05% dos votos válidos. Foi reeleita pelo povo potiguar para administrar por mais quatro anos, nas eleições de 2006. 

Em 2012, chegou a ser apontada como candidata para retornar à prefeitura de Natal, mas desistiu da candidatura para se juntar a Carlos Eduardo vencendo as eleições como vice-prefeita. Em 2016 rompeu com o prefeito, deixou o PSB e se filiou ao PT do B, partido pelo qual foi eleita para o mandato 2017-2020 na Câmara Municipal de Natal com  4.421 votos. 

Telefone: 99471-7491
E-mail: elainevladia@hotmail.com

Nenhum comentário: