segunda-feira, 13 de março de 2017

Centro de Controle de Zoonoses capacita agentes de combate às endemias

O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, promoveu a “Capacitação para agentes de combate às endemias da Equipe Especial de Intervenção Química em Ultra Baixo Volume (UBV Pesado)”, na quinta-feira (9), durante o dia todo, e na manhã desta sexta-feira (10), na sede do CCZ . 

O chefe do CCZ, Alessandre Medeiros, disse que a capacitação visa qualificar os agentes de saúde para adquirir conhecimento técnico sobre o manuseio dos equipamentos, despertando a consciência da utilização do Equipamentos de Proteção Individual (EPI), proporcionando uma melhor segurança no desenvolvimento das atividades de controle das arboviroses. 

O agente de saúde, Ezequiel Fonseca considerou importante essa capacitação. “Considero bastante importante porque relembra o que aprendemos e agrega novos conhecimentos. É sempre bom estarmos atualizados, uma vez que tem novos vírus e doenças novas e aprendendo sobre novos produtos. Acho importante que haja capacitações para ficarmos sempre preparados”. 

Os temas abordados foram Vigilância das Arboviroses, Biologia, Morfologia e Identificação dos Vetores de importância Médica; Toxidade dos Inseticidas para a Saúde Humana e sua Importância para o Controle dos Vetores de Importância Médica; Fundamentos DA UBV; Técnicas de Aplicação de Inseticida e Uso Correto do EPI. 

A capacitação foi ministrada por Alessandre Medeiros e Márcia Cristina Bernardo do CCZ; e, Sabrina Sinsenato e Valter Luiz dos Santos/Central de Ultra Baixo Volume da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). 

UBV pesado 
O trabalho consiste na aplicação de inseticida de forma espacial, ou seja, o material é lançado com as partículas quebradas de forma que a nuvem criada pelo equipamento atinja o maior número de imóveis devido a sua baixa densidade, com o veículo se deslocando em velocidade reduzida.

Nenhum comentário: