quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Projeto cuida da saúde bucal da criança na primeira infância


A Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Santa Catarina, no Distrito Sanitário Norte II, desenvolve desde o segundo semestre de 2016, o projeto ‘Um olhar odontológico para a primeira infância’ que, como o próprio nome já sugere, tem como objetivo cuidar da saúde bucal das crianças.


Inicialmente o projeto tem sido desenvolvido com crianças de 3 a 5 anos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Paula Engrácia. A cada 15 dias, os profissionais da ESF Santa Catarina vão até o CMEI e realizam atividades com os jovens. “Fazemos a apresentação de um vídeo sobre o assunto, para atrair a atenção das crianças para o tema. Também realizamos a checagem da situação dentária de cada um e depois as crianças são levadas para a escovação supervisionada e aplicação de flúor”, explicou Ezilda Medeiros, dentista da unidade e responsável pelo projeto.

Os resultados das avaliações das crianças são levados até os pais. Os casos mais graves, que precisam de uma intervenção mais séria, são tratados na própria unidade de saúde. “A nossa intenção, até para ter um acesso mais fácil, a fazer o atendimento no CMEI. Entretanto, alguns casos atendemos aqui na unidade mesmo. Em algumas situações a própria criança já pede para ser atendida na unidade. Temos casos de crianças que sequer conseguiam comer, pois sentiam muita dor”, disse a dentista.

Além da situação odontológica, o projeto também explica para os pais e responsáveis das crianças, a necessidade de uma alimentação saudável para o desenvolvimento adequado da dentição. “Muita gente acaba não tendo muito cuidado com a dentição das crianças mais novas, pois acreditam que como a dentição vai ser trocada naturalmente, não tem muito problema. Mas se a criança tem hábitos não saudáveis desde pequena, é bem provável que desenvolva problemas na dentição no futuro”, afirmou Ezilda.

Para 2017, a intenção da USF Santa Catarina é conseguir expandir esse projeto para outras escolas da região.

Nenhum comentário: