A Polícia Civil cumpre nesta quarta-feira (6) mandados de prisão para desmantelar uma quadrilha de apostadores que manipulava resultados em partidas de futebol. A investigação é comandada pelo Drade (Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva).
A operação, denominada Game Over, acontece nas cidades de São José do Rio Preto, Bauru, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. De acordo com o jornal “Diário da Região”, de São José do Rio Preto, Carlos Henrique Franco de Luna, ex-goleiro do América-SP, foi detido nesta quarta.
Os suspeitos atuaram em jogos de divisões inferiores no Estado de São Paulo. Em março, a Folha de S.Paulo revelou que ao menos cinco clubes foram procurados para que aceitassem placares pré-definidos em troca de dinheiro.
A reportagem ouviu relatos de jogadores do Grêmio Barueri e de cartolas do América de São José do Rio Preto, do EC São José, de São José dos Campos, e do Grêmio Catanduvense, de Catanduva. A Assisense, de Assis (quarta divisão), também recebeu oferta similar em 2015.
Os cinco clubes receberam ofertas para que suas equipes perdessem jogos, o que favoreceria apostadores ao redor do mundo. Todos, contudo, negam ter aceitado o suborno.
Jogadores do Barueri relataram que a equipe recebeu proposta para perder para o Rio Preto por 4 a 0, pela terceira divisão de São Paulo.
De acordo com os atletas do Barueri, a oferta foi levada ao elenco pelo empresário Jaci Martinho de Oliveira, ex-gestor do clube, e por outras duas pessoas. O jogo estava 3 a 0 até os 37 minutos do segundo tempo, quando o atacante Gustavo, filho de Jaci, cometeu pênalti que resultou no quarto gol do rival.
Procurado, Jaci não quis comentar a acusação. Matheus Soares dos Reis, sócio dele na época, diz que, de fato, houve a proposta, mas nega que os jogadores tenham aceitado.
Já Gilmar de Souza, gestor do São José, afirmou ter recebido ligação de um número não identificado às vésperas do jogo contra o Atibaia, em 17 de fevereiro.
O América de Rio Preto, da quarta divisão, recebeu uma proposta para perder para o Vocem de Assis, em julho de 2015. Neste caso, o resultado proposto ao time não foi revelado. O time foi derrotado por 4 a 1.
Folha Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário