sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Geração canguru: um em cada quatro brasileiros entre 25 e 34 anos ainda mora com os pais

Os jovens estão adiando cada vez mais a saída da casa dos pais. Um quarto (24,3%) dos brasileiros entre 25 e 34 anos ainda morava com os pais em 2012, um salto frente aos 20,3% de 2002, segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais, divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE.
Conhecido como geração canguru, o grupo é formado em sua maioria por homens (cerca de 60%), com mais anos de estudos e ocupação menor que de outros residentes no domicílio.
— É um percentual bem significativo. Essa geração canguru vive como filho na residência, mas tem rendimento. As razões não se restringem à questão financeira. Uma das hipóteses é que as pessoas queiram estudar mais. Além disso, as pessoas estão casando e tendo filhos mais tarde e o amadurecimento também parece estar mais tardio — afirma a coordenadora da Síntese de Indicadores Sociais, Ana Saboia.
A média de anos de estudos desses jovens é de 10,8 anos, frente aos 9,6 anos de estudo de outros residentes do domicílio. A taxa de ocupação de 91,4%, por sua vez, é menor que a de outros residentes do domicílio).
Outra característica é a maior frequência em famílias de renda mais elevada. Do total de domicílios no país, 11,5% têm algum jovem na condição de filho no domicílio. Nas famílias com renda per capita até 1/2 salário mínimo, a taxa é de 6,6%, enquanto chega a 10,7% na faixa entre 1/2 e um salário mínimo, 10,7%. A participação sobe para 13,9% nos domicílios com renda per capita entre um e dois salários mínimos e chega a 15,3% na faixa entre dois e cinco salários. Nas famílias com mais de cinco salários mínimos, a fatia tem leve recuo para 14,7%.
O Globo

Nenhum comentário: