terça-feira, 3 de setembro de 2013

Desfile cívico de 7 de setembro é reduzido por confirmação de protestos

O tradicional desfile de 7 de setembro, costumeiramente, reúne expectadores de todas as idades que assistem a passagem das forças armadas, polícias, escolas e outras instituições. Mas na edição desse ano, os grupos que reivindicam mudanças em diversos setores da sociedade,  prometem realizar “o maior protesto da história do Brasil”.
Em Natal, o evento está marcado para acontecer a partir das 8h30  na avenida Prudente de Morais, nos aredores da praça Pedro Velho (Praça Cívica). A Força Aérea Brasileira (FAB) é a responsável pela organização do evento em 2013.
No Rio Grande do Norte, há informações de manifestações programadas para Caicó e Mossoró, além da capital. Prisão dos mensaleiros, fim do voto obrigatório, aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) e Lei de Combate à Corrupção são alguns temas que estarão presentes na manifestação
O coletivo #RevoltaDoBusão realiza plenária nesta terça, às 17h, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde será definido como será a participação do grupo durante o protesto. Segundo a assessoria de imprensa do Governo do Estado, a governadora Rosalba Ciarlini assistirá o desfile do palanque reservado às autoridades cuja montagem já foi iniciada.
Será da FAB a responsabilidade pela segurança do palanque das autoridades bem como os militares e civis que desfilarão.
A Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) informou que a preocupação com a segurança e as informações de novos protestos no momento do desfiles decidiram para o cancelamento da participação de 15 escolas no evento. Cerca de oito escolas municipais devem participar da solenidade.
O comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, garantiu que haverá reforços no policiamento antes, durante e após o desfile. O entorno da praça Cívica será monitorado desde as primeiras horas do dia. Apesar do reforço, o comandante acredita que não haverá confronto.

Nenhum comentário: