quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Reforma política projetada por movimento de combate à corrupção propõe 2 turnos para eleições proporcionais

Representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) foram ao gabinete do presidente da Câmara, Henrique Alves, nesta terça-feira, apresentar um projeto de lei para reforma política.

Henrique disse que a proposta tem “critério inteligente” pelo fato de não alterar a Constituição, e que o projeto pode servir de base para as discussões do grupo de trabalho da reforma política, que deve apresentar em outubro texto para votação no Plenário.

O MCCE reúne mais de 60 entidades incluindo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Entre outras mudanças, a proposta de reforma política estabelece dois turnos para as eleições proporcionais, com a definição da quantidade de vagas para cada partido, no primeiro, e a escolha nominal dos candidatos, no segundo.

A proposta ainda acaba com a doação de empresas em campanhas eleitorais, permitindo apenas o financiamento público e de pessoas físicas.
*
Do Blog - Dois turnos também para as eleições proporcionais significa aumento em bilhões do custo do pleito. Mas…a proposta é do movimento anti-corrupção.

Nenhum comentário: