O arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha, convocou a Igreja para debater, em Caicó, detalhes sobre a construção da Barragem de Oiticicas e da Chapada do Apodi.
Foram convidados para compor a mesa de debates, que terá a presença da população, o bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o administrador diocesano de Caicó, Padre Ivanof Pereira.
A reunião está marcada para sexta-feira, às 9 horas, no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó.
A barragem de Oiticicas, quando construída, abrangerá também parte do território dos municípios de São Fernando e Jardim de Piranhas, no leito do rio Piranhas-Assú, no Seridó.
A obra está orçada em R$ 350 milhões e será gerida pelo governo do estado.
Uma das principais preocupações da Igreja é a relocação dos moradores da comunidade Barra de Santana, em Jucurutu, principalmente no tocante às indenizações e retiradas das famílias para outra área.
Sobre a Chapada do Apodi, a preocupação da Igreja é com as famílias de agricultores que moram hoje no local e que terão que serrem retiradas.
São mais de seis mil pessoas que continuam na luta para tentar impedir a instalação do projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi.
Nas mãos dos bispos, um dossiê-denúncia onde moradores da região apontam diversas violações que serão implementadas caso o projeto seja concretizado
Nenhum comentário:
Postar um comentário