A fachada e cobertura da Arena das Dunas serão revestidas em aço, cujas placas são formatadas dentro do próprio canteiro de obra, através de um maquinário apropriado. O sistema tem o nome de telha bidirecional e tem um prazo estimado de cinco meses para ficar pronta. Este processo vem sendo usado em abundância nas grandes construções, segundo o engenheiro responsável pelo consórcio Arena das Dunas, Charles Maia. “O emprego dessas estruturas metálicas vem se expandindo graças aos inúmeros benefícios que o modelo construtivo possui”, disse o engenheiro.
Vlademir Alexandre
A fachada e cobertura da Arena das Dunas já está recebendo as placas de aço que revestirá toda a cobertura
O titular da Secopa, Demétrio Torres, também comenta as facilidades do processo. “O equipamento é todo montado no chão. A grande diferença é justamente as junções das peças que, ao invés de soldadas, são rosqueadas numa peça cilíndrica que garante segurança. O fato de não necessitar de solda, também adianta muito os serviços de montagem”, ressaltou.
Os módulos que começaram a ser implantados fazem parte do setor oeste da Arena, aquele que está recebendo prioridade devido à exigência da realização de um acabamento mais refinado, por ser a porta de entrada das autoridades, das delegações e onde funcionará a futura administração da nova praça esportiva.
De acordo com as informações do Portal Copa 2014, o projeto da arena em Natal é um dos mais adiantados dos seis estádios que irão servir para abrigar os jogos do Mundial e ainda não foram entregues. O último levantamento realizado, no início do mês passado, apontava a Arena das Dunas com 78,25% do projeto concluído, atrás apenas do Itaquerão, em São Paulo, que apresentava no mesmo período um percentual de obras prontas de 82%. Vale ressaltar que esses dois projetos começaram as obras um ano depois em relação aos demais estádios.
Com a antecipação da implantação da cobertura, o responsável pela execução do projeto da Arena das Dunas, Charles Maia, deseja mostrar um cenário bem mais evoluído do canteiro de obras na próxima visita de inspeção que será realizada pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que neste mês de agosto pretende retomar suas viagens ao Brasil, onde praticamente irá fixar residência até o final do Mundial de 2014.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário