terça-feira, 30 de julho de 2013

CBTU diminui a velocidade dos trens na tentativa de prevenir acidentes na Grande Natal

Portal JH

Nos últimos meses, a frequência de acidentes envolvendo trens urbanos tem ameaçado a segurança dos passageiros, motoristas e moradores das regiões próximas às linhas férreas da Grande Natal. Preocupada em mudar este cenário e prevenir novas ocorrências, a Superintendência de Trens Urbanos de Natal (STU/CBTU) vem adotando medidas práticas como a realização de campanhas educativas e testes de velocidade nos trens.
De acordo com a assessoria de comunicação da CBTU, desde a última quinta-feira (25), a velocidade de tráfego dos trens nas passagens de nível passou dos 20km/h para 10km/h. A iniciativa faz parte de testes que a companhia está realizando no intuito de equacionar a segurança do transporte férreo com a grade horária dos trens urbanos. Ainda segundo a assessoria, a proposta é tentar estabelecer uma margem segura de velocidade que não comprometa o horário de saída e chegada dos trens e que não prejudique a população que usa o serviço. Entretanto, segundo a comunicação do órgão, foi percebido que com a adoção da margem de 10km/h o cumprimento destes horários se torna inviável. Os testes terão continuidade nas próximas semanas.
Questionado se o investimento em equipamentos de segurança como cancelas e sinais sonoros não representariam uma solução mais efetiva na prevenção de acidentes, a CBTU também declarou que a implantação destas medidas já está em discussão e ainda esta semana a diretoria irá se reunir com representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) para avaliar o que pode ser feito e agilizar essa questão. Ainda segundo informações da CBTU existe um trabalho constante de remoção das passagens de nível clandestinas. Só esse ano, nove já foram removidas. Além disso, as cancelas de pontos cruciais do trânsito na cidade, como as avenidas Bernardo Vieira, Capitão Mor Gouveia e Dr. Mário Negócio, estão funcionando corretamente.
A assessoria também destacou que desde o mês de abril a companhia realiza uma campanha educativa que veicula spots diários em uma estação de rádio local, abordando o tema segurança no transporte férreo. No mês de julho um banner digital expondo a conduta que os motoristas devem adotar nos cruzamentos com a ferrovia passou a ser veiculado no site da CBTU e num portal de grande acesso. O banner alerta para o Artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro, que institui que deixar de parar o veículo antes de transpor a linha férrea é infração gravíssima, podendo o condutor que não o respeitar ser punido com multa e perda de pontos na habilitação.
Também são desenvolvidas ações paralelas como o projeto CBTU nas Escolas, que tem mais de 10 anos. Ele atua junto aos alunos que vivem em regiões próximas à ferrovia, orientando-os sobre como prevenir acidentes, com a instrução de funcionário da CBTU e cartilhas educativas.
Apenas em julho, dois acidentes graves foram registrados. No dia 10, um trem colidiu com um ônibus na Avenida Bernardo Vieira, matando o estudante Francisco Davi Teixeira e ferindo dezenas de passageiros. Já no dia 23 de julho, o trem que fazia o percurso Parnamirim-Natal colidiu com um caminhão no bairro do Bom Pastor, destruindo a residência do metalúrgico Clidenor Cavalcanti, que sofreu escoriações leves.
A população está preocupada e cobra providências da CBTU e do governo municipal. A Companhia de Trens Urbanos, por sua vez, lembra que de acordo com o primeiro parágrafo do art. 4º da Lei 6.766/79, a delimitação e fiscalização da parcela de solo urbano distante até 15 metros de cada lado das linhas férreas é de competência do município.

Nenhum comentário: