O problema da falta de manutenção da iluminação pública nas ruas de Natal parece ter chegado a uma resolução, ainda que aparentemente provisória. Paralisado desde o dia 31 de abril, o serviço de reposição das luminárias e o atendimento via Call Center foram restabelecidos através da assinatura de um novo contrato emergencial com a vigência de 90 dias. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a primeira etapa da retomada irá atender prioritariamente cerca de três mil solicitações de manutenção que foram registradas pelo Departamento de Iluminação Pública durante os meses de paralisação do serviço.
A suspensão dos serviços de manutenção foi causada pelo encerramento dos contratos não licitados pela gestão passada. O secretário de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa, adianta que os processos de licitação para contratar as novas empresas responsáveis pela atividade já foram anunciados e deverão acontecer no dia 2 de setembro. “Serão contratadas duas companhias, sendo uma de exclusiva dedicação à manutenção do parque elétrico da zona Norte e a outra atendendo às demais regiões da capital”, declara.
Enquanto a contratação não acontece, a Semsur contará com equipes de profissionais atuando nos três turnos, divididos em gerências administrativas, que serão responsáveis pela fiscalização e acompanhamento da prestação do serviço em toda a cidade. A retomada dos serviços também inclui a abertura de uma central telefônica para receber as demandas da população.
Além do investimento em pessoal, a Semsur colocará à disposição 10 carros, com equipamentos sky e caminhões muncks, como forma de reestruturar fisicamente o setor de manutenção. A Secretaria também aposta em novas tecnologias de monitoramento em tempo real dos pontos luminotécnicos da cidade, sendo possível identificar os problemas de luminárias apagadas ou quando houver pontos acesos em horário desnecessário.
Será implantado um sistema de georefenciamento da iluminação pública em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Depois de vários testes, pretendemos iniciar o projeto monitorando cerca de dois mil postes. A partir de setembro, a UFRN irá fornecer a tecnologia e os equipamentos necessários para que possamos trabalhar com a capacidade total de monitoramento”, explica Raniere Barbosa.
O atendimento à população que queira solicitar a troca de lâmpadas será realizado permanentemente através do fone 0800-281-8980. A ligação para o Call Center é gratuita e o funcionamento da central será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Obs. Nova Natal tem várias ruas as escuras alem das quadras e praça, esperamos que o poder publico em geral resolvam pois é mais que suas obrigações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário