Alex Régis
Os investimentos da Prefeitura no Natal em Natal tiveram a aprovação
de 84,3% da população natalense e de turistas que prestigiaram o maior
projeto cultural do Rio Grande do Norte. O dado faz parte da pesquisa
“Perfil do Público do Natal em Natal 2019” apresentada na manhã desta
quarta-feira (19) pelo presidente da Federação do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN),
Marcelo Fernandes de Queiroz, no salão nobre do Palácio Felipe
Camarão.
Os números também apontaram que 88,2% dos entrevistados pretendem
voltar ao Natal em Natal e 97,9% recomendam o mesmo. A nota geral
atribuída ao evento foi de 8,69%. Foram entrevistadas 1.007 pessoas no
período de 15 de dezembro de 2019 a sete de janeiro de 2020. Outro
importante dado da pesquisa aponta que o total de valores movimentados
atingiu este ano a cifra de R$ 38.833.504,99, sendo que R$ 25.630.705,00
foram desembolsados por potiguares (79,7%) e R$ 13.2023.799,61 por
turistas (20,3%). O público total nos eventos chegou a 436.64 pessoas.
“O Natal em Natal está consolidado como o maior projeto cultural do
estado. Ano passado, foram mais de 300 atrações e o carro-chefe foi o
Festival de Música de Natal que ocorreu nos vários polos instalados na
cidade. O evento recebeu uma aprovação altíssima de 8,7%, o que nos
enche de alegria. Também ficamos felizes com a aprovação de 85% da
população em relação aos investimentos da Prefeitura. Estamos no caminho
certo”, observou o prefeito Álvaro Dias.
O chefe do executivo municipal destacou, ainda, a eficiência da TV e
das mídias sociais na divulgação do projeto. No item ‘Como soube do
Natal em Natal’, 53,1% dos entrevistados citaram a Internet/Mídias
sociais, enquanto que 30,1% mencionaram a televisão. A respeito do
público no período do evento, o prefeito comemorou: “Nada mais reflete o
Natal em Natal do que o contingente de quase 500 mil pessoas. Um
público duas vezes e meia maior em relação a 2018”.
Para o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo de Queiroz, os
números da pesquisa mostram o impacto do Natal em Natal na economia do
município, principalmente na geração de emprego e renda: “Desde o Natal
em Natal de 2015 que a Fecomércio faz esse levantamento. E observamos
como os percentuais têm crescido ano a ano. É um projeto importante que
estimula a economia criativa e gera emprego e renda para a população”.
Ainda de acordo com a pesquisa Fecomércio, as atrações mais visitadas
no Natal em Natal foram a Árvore de Mirassol (64,6%) e os shows
musicais em Ponta Negra (50%). No entendimento do secretário municipal
de Cultura, Dácio Galvão, a positividade do capital aliado à economia
criativa contribuiu para os expressivos números da pesquisa. “O
investimento da Prefeitura veio para dar uma resposta à economia
criativa, além de movimentar a classe artística. O evento envolveu mais
de 300 ações culturais. É um corte profundo nas ações culturais do
município”, ressaltou Galvão.
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