quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Com 16 terapias integrativas, Cerpic realizou mais de 34 mil procedimentos em 2019

O Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares - Cerpic - é o primeiro serviço nessa especialidade da região. Em 2019, realizou 9.254 atendimentos no primeiro quadrimestre, 13.479 no segundo e 11.611 no último quadrimestre, totalizando 34.344 procedimentos. O local desenvolve 16 tipos de terapias integrativas e complementares e contempla uma média 300 usuários por semana.

O Cerpic oferta para a população e para profissionais de saúde serviços como auriculoterapia, auriculopuntura, terapia de florais de Bach, cromoterapia, terapia de Reik, massoterapia, biomagnetismo, reflexologia, terapia de ventosa, aromaterapia, terapia de relaxamento por meio de meditação, escalda-pés, barras de Access, Emocional Freedom Tecniquies (EFT), terapia corporal/dança circular e acupuntura sistêmica.

Além dos usuários das redes de atenção básica, também atende aos trabalhadores da rede municipal dentro do projeto “Acolhendo quem Acolhe”, em parceria com os setores das diversas secretarias do município. O centro apoia alunos do Instituto de Ensino Superior (IES) com pesquisas e estágios programados de forma a fortalecer os laços ensino-serviço e colabora com ações pontuais dos serviços da rede como a Semana do Trabalhador da SMS, do Hospital Municipal de Natal, Semana das Mães, e Semana de Saúde e Meio Ambiente. Ainda desenvolve ações na Semana da Saúde do Homem, Semana dos Pais e dos meses alusivos aos temas em foco.

A diretora do Cerpic, Liene Medeiros, explica que “a cada dia nos certificamos que as terapias integrativas têm ótima aceitação por parte da população, seja de usuários ou servidores, que buscam melhorar sua saúde sem fazer uso de medicação alopática, buscando, assim, melhoria na qualidade de vida, para si e para sua família. O ano de 2019 foi um ano de muitas descobertas e conquistas para o Cerpic. Conseguimos capacitar 25 servidores da Atenção Básica do nosso município, em quatro distritos. Essa parceria só fortalece o centro, bem como cresce a credibilidade com a oferta dos serviços, para que possa chegar às populações menos favorecidas”.

Os 25 servidores capacitados da Atenção Básica (AB) têm ajudado na saúde de forma geral, levando o usuário a perceber que pode  ser tratado e com baixo custo sem precisar se deslocar para outro distrito. No Centro de Atenção Psicossocial (Caps) foram capacitados 15 servidores de 3 distritos. Assim, é criado mais acesso onde esse usuário recebe sua consulta, seu medicamento e ainda tem um atendimento terapêutico que ajuda no processo da ansiedade tristeza, vício, dor. “Os servidores capacitados são do quadro da Prefeitura do Natal, visto que são efetivos e podem levar adiante as propostas das práticas integrativas para sua rotina diária, de acordo com o gestor local", destacou, Liene.

Em 2019, foi realizada meditação para servidores dos Caps. Tudo de forma gratuita onde esse usuário tende a desenvolver melhoria no âmbito familiar, com ele mesmo e com a sociedade que convive. É  perceptível a melhoria e aceitação por parte do usuário e do servidor, que acompanha a grande melhoria de seu paciente.

“O que  nos motiva,  é perceber que muitos dos servidores têm buscado essa melhoria na intenção de atender e desenvolver seu trabalho, evitando, assim, os adoecimentos, e melhorando as relações pessoais e no trabalho. Importante ressaltar, que o trabalho desenvolvido no Cerpic hoje já é referência nacional pelo trabalho desenvolvido com servidores, no que se refere ao cuidado e atendimento, de valorização do profissional servidor, que tem desenvolvido grande número de adoecimento, que interfere no dia a dia e no rendimento do trabalho”, afirmou Liene.

Nos três quadrimestres houve uma jornada intensa de trabalho, visto que desde o mês de janeiro já se trabalha os temas atendendo nas diversas secretarias de acordo com as temáticas. De janeiro a dezembro, o Cerpic é solicitado em diversos serviços e atendimentos externos, tanto na instituição (SMS) quanto nas demais instituições, bem como nas parcerias público/privado, como forma de apresentar o serviço, melhorar a qualidade de vida dos usuários e buscar parcerias. Um dos melhores trabalhos do ano de 2019 foi a Campus Party, onde o Cerpic pôde mostrar que as práticas integrativas e complementares podem estar conectadas com a tecnologia. Na oportunidade, foram atendidas 565 pessoas e realizados 1.442 procedimentos.

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