As filas quilométricas em frente às agências do INSS (Instituto
Nacional do Seguro Social) estão com os dias contados. A partir do mês
de julho, a internet e o telefone serão as únicas formas que aposentados
e pensionistas terão para solicitar qualquer um dos 96 serviços do
órgão.
A medida faz parte do projeto de transformação digital do INSS, que
deu o primeiro passo nesta segunda-feira (13) e estabeleceu que pedidos
de recurso, revisões e cópias do processo de aposentadoria sejam
realizados exclusivamente pela plataforma Meu INSS ou pelo telefone 135.
“Ao final do mês de junho, o cidadão não precisará ir ao INSS para
nenhum pedido novo de serviço”, afirma o diretor de atendimento do INSS,
Castro Júnior, que destaca a necessidade do comparecimento a uma
agência apenas para receber a informação do resultado de alguns
requerimentos.
Com as mudanças programadas para valer nos próximos 45 dias, Castro
Júnior estima que as agências do INSS realizarão cerca de 600 mil
atendimentos a menos todos os meses.
“O grande objetivo do governo federal é dar mais comodidade ao
cidadão para que ele efetivamente não precise mais gasta energia e sair
do conforto do lar para ter que se deslocar até uma agência do INSS”,
destaca o diretor de atendimento, que observa a necessidade atual de
comparecer ao menos duas vezes a uma agência ao solicitar um
requerimento.
A mudança também atende aos moradores dos 4.170 municípios
brasileiros que não têm agências do INSS. De acordo com Castro Júnior, a
modernização servirá para que esses cidadãos não tenham que se
deslocar, correr risco de acidente e perda tempo e dinheiro.
Os aposentados e pensionista que não têm acesso à internet poderão
recorrer às ligações para o número 135 e conversar diretamente com um
atendente para tirar dúvidas e solicitar os requerimentos.
R7
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