Iniciou-se nesta terça-feira (19) no Centro Municipal De Referência Em Educação (CEMURE) a
formação continuada dos participantes dos projetos Se Liga e Acelera,
executados na Rede Municipal de Ensino por meio da parceria da
Prefeitura do Natal com o Instituto Ayrton Senna. A formação acontece
até amanhã no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves
(Cemure). Participam da formação 90 professores divididos em dois
turnos.
Atualmente
18 unidades de ensino participam do “Se Liga”, com uma média de 560
alunos. Já o “Acelera” é executado em 17 escolas do Ensino Fundamental
com participação de 475 alunos. Algumas unidades de ensino contam com a
realização dos dois projetos.
De
acordo com a coordenadora dos projetos, Maria da Conceição Silva
Tertuliano, fala do aproveitamento das ações em 2018. “No ano passado
tivemos um aproveitamento de 86% no Acelera e de 79% no Se Liga. Porém,
nosso propósito é sempre alcançar 100%. Essa é nossa meta”.
Conceição
Tertuliano explica que o objetivo do Se Liga é alfabetizar crianças que
não foram alfabetizadas no período correto, enquanto que o Acelera se
resume em fazer a correção de fluxo das crianças que já estão
alfabetizadas, mas que ainda estão com uma distorção idade/série. “A
perspectiva é sempre uma: um Se Liga que todos se alfabetizem e um
Acelera que todos saltem”, pontua.
O
professor Jean Carlos dos Santos, da Escola Municipal Irmã Arcângela,
participa do Se liga e falou sobre os efeitos do projeto. “O trabalho
feito é acima de tudo, um trabalho de conscientização do papel tanto do
aluno quanto do professor. Mostra resultados, a escola começa a olhar
mais para si mesma.”
Miriam
Arnaud de Lima é professora da Escola Municipal Professora Vera Lucia
Soares Barros e participa do projeto Acelera. A educadora mencionou a
importância do projeto. “A maior importância do programa é esse resgate
da autoestima do aluno, porque a partir desse resgate ele vai se
desenvolvendo em todos os sentidos, na argumentação, na oralidade, na
leitura, até a desinibição. A gente percebe claramente o crescimento do
aluno no decorrer do processo. Ele inicia de uma forma e no final você
constata o crescimento dele. É justamente isso que vai favorecendo esses
avanços. ”
Nenhum comentário:
Postar um comentário