terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Centro de Controle de Zoonoses proporciona vacinação antirrábica em ação na Arena da Dunas


Para prevenir a raiva, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), levou neste domingo (25), aos participantes do Projeto “Domingo na Arena”, a vacinação contra a raiva animal para cães e gatos, a partir dos três meses de idade. A vacinação, promovida pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), vai ocorrer no último domingo de cada mês, das 15h às 17h, durante o ano de 2018.

Segundo a chefe do Setor de Educação, Mobilização e Comunicação do CCZ, Huylliane de Souza, a imunização no domingo permite a divulgação do trabalho do CCZ e contribui com a cobertura da vacinação para animais que não foram vacinados durante a campanha.

O chefe do Setor do Manejo Animal do CCZ, Elionardo Rocha, informou que foram imunizados 125 animais, sendo 96 cães e 29 gatos, entre os meses de janeiro a fevereiro de 2018. Para essa ação a Secretaria Municipal de Saúde contou com o apoio dos parceiros de produtos de ração, Pedigree e Whiskas.

A raiva é uma infecção aguda que atinge o sistema nervoso central, suscetível a todo animal de sangue quente e o homem. O vírus, frequentemente se encontra na saliva do hospedeiro infectado e pode ser transmitido por meio de mordidas, lambidas e, às vezes, por via respiratória.

Nenhum comentário: