quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Workshop organizado pela Secretaria de Defesa Social discute Política municipal sobre drogas


O I Workshop Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas está acontecendo durante todo esta terça-feira (12), no auditório do Parque da Cidade do Natal. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) reúne técnicos das áreas de assistência social, saúde, educação e defesa social, debatendo a problemática das drogas, avaliando ações públicas e propondo políticas capazes de atenuar o problema social fortalecendo os eixos da prevenção, redução de danos, assistência e emprego e renda.

A solenidade de abertura contou com a participação dos secretários municipais da Semdes, João Paulo Mendes, da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Ilzamar Pereira, da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban), Maria Aparecida França, da Secretaria de Planejamento (Sempla), Glenda Dantas, e da representante da Secretaria de Saúde (SMS), Ana Paula Queiroz, secretária adjunta de Políticas Públicas para Mulheres (Semul), Jandira Borges.

De acordo com o titular da Semdes, João Paulo Mendes, o debate realizado dentro das atividades do workshop vem fortalecer as ações empreendidas pela Prefeitura do Natal ainda no ano de 2016 quando foi criado o Sistema Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Sismud). Logo em seguida, Natal passou a ter um Comitê Gestor e um Conselho Municipal dedicado ao tema, além de criar o Fundo Municipal, que vai servir para captação de recursos que serão investidos na prevenção, redução de danos e assistência a pessoa dependente de entorpecentes. “A cada dia Natal dá um passo a mais no sentido de fortalecer a rede de políticas públicas sobre drogas. Nosso objetivo é de no próximo ano concluir o Plano Municipal e operacionalizar o Fundo Municipal”, comentou.

O Workshop conta com uma conferência magna discutindo o tema “A Política sobre Drogas do Município de Natal: Retrospectiva e Perspectivas”. Seis propostas de trabalho em grupo estão sendo discutidas onde os participantes debatem sobre a “Atenção à criança e ao adolescente em uso abusivo de drogas”; “Atenção à pessoa em situação de rua em uso abusivo de drogas”; “Redução de danos”; “Prevenção”; “Fluxos e assistência”; e “Emprego e renda”.

Os temas são distribuídos em grupos de trabalho que ao final das discussões técnicas o que foi produzido será apresentado ao público e submetido a avaliação, compondo dessa forma um documento voltado a direcionar as políticas públicas municipais sobre drogas.

Outro ponto importante do evento é a apresentação do diagnóstico das ações desenvolvidas nos Fóruns Intersetoriais realizados nas quatro zonas administrativas da capital durante o ano de 2017. O documento produzido nos fóruns intersetoriais será alvo de avaliação dos resultados obtidos por meios das várias conferências desenvolvidas em Natal.

Nenhum comentário: