Cerca de 40 servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) participaram na manhã desta quinta-feira (14), de um treinamento sobre acessibilidade. A capacitação destinada a funcionários das áreas de análise, projetos e fiscalização foi ministrada pela diretora de Licenciamento de Obras e Serviços (DLOS) da pasta, Alessandra Marinho, e se estende até esta sexta (15). O objetivo da capacitação é nivelar os funcionários quanto às novas legislações sobre o tema.
“De 2015 para cá ocorreram várias alterações nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) quanto à acessibilidade, além da nova legislação que trouxe bastantes exigências que influenciam no licenciamento, na fiscalização e na própria execução dos projetos” afirma Alessandra Marinho, que esclareceu aos servidores sobre a importância da acessibilidade para o exercício do direito de ir e vir de todos os cidadãos.
E ressaltou que em breve o treinamento deve ser estendido para todos os setores da secretaria, no intuito de que todos os servidores tenham conhecimento sobre a importância da acessibilidade. “Neste primeiro momento os alvos serão a fiscalização urbanística e ambiental, os analistas urbanísticos de licenciamento e do planejamento que são responsáveis por elaborar os projetos”, comenta a diretora do DLOS.
Durante o minicurso Alessandra também destacou a importância das rotas acessíveis, vez que, essas garantem o acesso a qualquer local por todos os indivíduos, ou seja, independe das suas condições físicas ou cognitivas evitando a exclusão ou a segregação.
A titular da Semurb, Virgínia Ferreira, também esteve presente no treinamento e ressaltou a importância do tema para o efetivo exercício da cidadania. Uma cartilha informativa está prevista para ser lançada no final do primeiro semestre de 2018 e será disponibilizada para download no site da prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário