O Projeto Amana, criado e executado pela Guarda Ambiental de Natal há cinco anos, teve a sua festa de encerramento na manhã desta quarta-feira (13), no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O evento contou com a presença de familiares das crianças, da empresária de eventos, Pilar Castro, e de funcionários da indústria Coats/Corrente, novos parceiros do Parque da Cidade.
Na abertura, o coordenador do Projeto, Marconi Lucas agradeceu a parceria de todos que ao longo do ano contribuíram para a execução do projeto Amana, que tem uma função social e ambiental importante. Um grupo de meninos e meninas fez uma apresentação musical com flautas, orientados pelo professor Renê Fraga, que faz trabalho voluntário com aulas de música semanalmente. “É muito gratificante ver a evolução musical das crianças que conseguiram aprender a tocar em tão pouco tempo de aula”, disse o professor, emocionado.
Alguns integrantes estão deixando o projeto devido ao limite de idade, vez que o projeto atende crianças de 9 a 12 anos que estão matriculados na escola pública, vivem em situação de vulnerabilidade social e moram no entorno do Parque da Cidade. “São cinco anos de projeto e já formamos vários alunos com o intuito de serem cidadãos sustentáveis e que, esperamos, levem os ensinamentos de proteger o meio ambiente para o resto de suas vidas e multipliquem o que aprenderam junto à comunidade”, observou, Lucas Marconi, coordenador do projeto Amana.
Os alunos concluintes foram representados por Lucas Guilherme e Bianca Teixeira, que fizeram uma apresentação das atividades desenvolvidas este ano para os presentes e novos parceiros, que ficaram satisfeitos com o que viram e ouviram a respeito. “O projeto é de alta relevância social e de educação ambiental. Ele ocupa uma lacuna existente na área da educação e forma multiplicadores que irão repassar para as famílias e a comunidade onde vivem. Isso é muito bom e desejo que permaneça por muitos anos”, disse a empresária de eventos, Pilar Castro.
A indústria Coats/Corrente doou vários brinquedos que foram entregues a todas as crianças do projeto. Funcionárias da linha de produção da empresa também arrecadaram brinquedos junto aos demais colegas e participaram do evento sorteando kits de costura para a mães das crianças. “É muito bom saber que essas crianças encontram aqui uma visão de mundo melhor do que a realidade que eles enxergam na comunidade. Nós pretendemos voltar para conhecer melhor o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte”, complementou a analista financeiro, Aline Gomes, que representou a empresa no evento.
Cada criança recebeu presentes como skate, kits de futebol, de basquete, relógios, kits escolares, de maquiagem, patins, bichos de pelúcia, etc. Entre eles, a alegria foi geral e ficaram surpresos com os presentes. Perguntada se havia gostado do presente, Suzana Kelly (11 anos, respondeu que sim. Que havia sido do jeito que ela pensava. Rafael (9 anos) não conseguia carregar o presente e a emoção de ganhar um kit de basquete. “Foi muito mais do que pensei!”, disse com os olhos brilhando de felicidade.
Os funcionários do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte também participaram, seja doando presentes, lanche para a garotada ou na organização e arrumação do auditório para a festa de encerramento. O ator Josivan Alves participou comandando a brincadeira com uma contação de história diferente e que enalteceu a presença de Deus em nossas vidas e da importância de abraçarmos as pessoas. “Foi uma festa muito bonita e tudo ficou conforme planejamos com muito carinho. É muito gratificante ver o sorriso estampado no rosto dessas crianças”, comentou. “Nós só temos que agradecer a cada um que doou um pouquinho de si para que a festa ficasse grandiosa. Ver as crianças abraçando os brinquedos que eles nem imaginavam que iriam receber, foi muito lindo”, comentou Jamila Lorena, coordenadora do Centro de Educação Ambiental do Parque da Cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário