terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Programa “Registrar é Legal” leva serviços decidadania e promoção à saúde para comunidade

Na manhã de quinta-feira (30), foi realizado na Escola Municipal Irmã Arcângela, no bairro de Igapó, o programa “Registrar é Legal”, desenvolvido pelo Comitê Estadual de Demandas da Saúde, que leva até a comunidade serviços como emissão de CPF, registro de nascimento, reconhecimento de paternidade, avaliação do bolsa família, apoio jurídico, vacinação, saúde bucal, práticas integrativas, cadastro no sistema do SUS e atendimentos básicos de saúde. 

O programa conta com alguns parceiros, como Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, OAB e Cartórios. O principal objetivo do “Registrar é Legal” é levar cidadania à população, no tocante a orientações e esclarecimentos jurídicos referentes ao direcionamento sobre direitos básicos e informações acerca de documentos necessários para ajuizamento de ações judiciais. O programa também traz para comunidade serviços básicos de saúde, como administração de vitamina A, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, auriculoterapia e práticas integrativas que comungam cidadania e saúde. 

Segundo Ednalva Melo, diretora da UBS Bela Vista, o “Registrar é Legal” tem como função básica levar acesso à saúde e cidadania à comunidade, realizando um atendimento macro do corpo de profissionais que participam da programação, proporcionando à população, tanto a garantia de seus direitos como cidadão, assim como o seu reconhecimento perante o Ministério da Saúde através da emissão do cartão do SUS. 

Nenhum comentário: