O Município de Natal recebeu na tarde quinta-feira (14) um kit de equipagem para o Conselho Municipal do Idoso, doado pela Secretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa-SNDI, do Ministério dos Direitos Humanos. A entrega foi realizada pela secretária Maria do Socorro Morais.
O kit entregue a vários conselhos do Idoso no Brasil, começando por Natal, conta com um veículo automotivo zero km tipo Station Wagon/SW; três mesas/estações de trabalho com três cadeiras; duas longarinas executivas com três lugares; uma mesa de reunião com seis cadeiras; um bebedouro elétrico com garrafão de água; uma TV led de 50”, para apresentações e videoconferências; um armário alto para escritório; uma copiadora multifuncional; três computadores com webcams.
A Prefeitura do Natal já desenvolve vários projetos junto à sociedade civil, inclusive destinando uma sede para acolher todos os Conselhos Municipais de Natal, onde atua o do Idoso desde 2013. O local, apesar de já ser totalmente equipado, recebe os novos equipamentos que devem auxiliar em um melhor desempenho dos conselheiros.
“É uma enorme satisfação receber este kit através de um conterrâneo, com quem estive em Brasília fazendo um relato das nossas políticas para idoso e das necessidades”, afirmou o prefeito Carlos Eduardo, durante a solenidade de entrega do material na Casa dos Conselhos Municipais. O prefeito destacou as políticas públicas desenvolvidas pelo Município em favor do idosos, lembrando que este universo populacional deverá ser cada mais maior, já que a expectativa de vida saiu dos 60 anos para a média de 74 anos, com perspectivas de aumentar a cada ano, exatamente devido ao avanço das políticas públicas voltadas para camada da população.
“A política do idoso precisa cada vez mais de apoio em uma sociedade ainda muito desigual. E como a maioria não dispõe de apoio da família para mantê-lo, que seja a preocupação permanente das instâncias governamentais, pois seremos uma grande população de idosos”, afirmou o prefeito Carlos Eduardo.
A secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa-SNDI, do Ministério dos Direitos Humanos, a potiguar Socorro Morais, falou sobre os esforços que vêm empenhando frente à política de atenção ao idoso, já nos 60 dias que está à frente da Secretaria. “Estamos empenhados em ajudar as pessoas idosas, e vamos tirar a letra do papel porque o nosso compromisso é com a pessoa idosa”, afirmou, ressaltando a importância do papel dos Conselhos, com a participação da sociedade civil. Os kits que estão sendo entregues foram adquiridos com recursos do Fundo Nacional da Pessoa Idosa.
A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Ilzamar Pereira, destacou durante a solenidade que a Prefeitura já prima pelo controle social em diversas políticas públicas desenvolvidas. “A primeira providência foi a instalação desta casa, mas este kit vem melhorar este trabalho. É necessário que tenha um sistema protetivo da pessoa idosa”, afirmou.
Os equipamentos foram entregues à presidente do Conselho Municipal do Idoso, Nair Bezerra, que ressaltou a importância de haver estrutura para o desenvolvimento das ações planejadas e agradeceu acrescentando que desta forma haverá uma melhora nas condições de trabalho dos conselheiros.
O vereador Kleber Fernandes, também presente à solenidade, afirmou que trata-se de uma medida importante e agradeceu à secretária nacional Socorro Morais por reconhecer e incluir Natal nesta medida. Ele também parabenizou o prefeito Carlos Eduardo, que sempre teve a preocupação com a assistência social em Natal.
Participaram ainda da solenidade o secretário de Governo do Município Homero Grec, a secretária de Esporte e Lazer Daniele Mafra e o deputado federal por São Paulo Roberto de Lucena, entre outras autoridades e representantes da sociedade civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário