Todas segundas e quartas, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, é oferecido o serviço de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). As PICs são práticas que trabalham com abordagens que estimulam os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde, com ênfase no lado humanizado do atendimento. A funcionária responsável pelas terapias na sede da secretaria é Jeane Oliveira, terapeuta integrativa.
As práticas trabalhadas neste momento são auriculoterapia, cromoterapia, meditação e relaxamento. Tudo com o intuito de melhorar a qualidade de vida do trabalhador. Segundo a responsável pela ação, a função dessas atividades é trabalhar a harmonização e o equilíbrio.
A auriculoterapia, por exemplo, trabalha com a aplicação de sementes, cristais, calor e agulhas em diferentes pontos da orelha e visa aumentar o bem-estar, aliviar dores localizadas e relaxar o corpo. Todas as práticas integrativas e complementares são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar/alternativa.
O projeto começou há apenas três meses, mas os funcionários que o frequentam já percebem a diferença no dia a dia. É o caso de Fátima Costa, que vinha sendo diagnosticada com estresse. A chefe do Setor de Compras diz que procurou o serviço de práticas integrativas há pouco tempo, mas que as sessões têm aumentado muito a sua qualidade de vida e hoje já não consegue ficar sem. “Passei a dormir melhor e ter mais calma, a ser mais equilibrada mesmo”, relata a funcionária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário