Moradores que residem no entorno de sete lagoas de captação em Natal participarão de ações de educação em saúde durante os próximos três meses, dentro de um projeto de extensão desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A coordenadora do Vigieduca da SMS, Solange Cruz, participa do projeto como coordenadora adjunta e explicou que o objetivo do estudo é trabalhar a sensibilização das comunidades no entorno das lagoas para a importância dos cuidados e preservação dos reservatórios, que são usados de forma irregular por parte da população.
“Essas sete lagoas foram escolhidas por seus históricos de alagamentos e uma série de prejuízos causados por essas situações. A ideia é, durante esses três meses, trabalharmos a educação visando a sensibilização dos moradores para o uso correto dessas áreas e eliminar práticas irregulares que contribuem para a poluição das lagoas e os problemas decorrentes disso”.
Entre as práticas irregulares listadas, estão o despejo e acúmulo de lixos e resíduos não reaproveitáveis que contribuem para a contaminação da água, dos reservatórios, o aparecimento de animais e insetos indesejáveis e que podem transmitir doenças ao homem e aos animais domésticos, criação de animais como cavalos e porcos e outras espécies.
As atividades do projeto de extensão, apresentado nesta segunda-feira (06) na Escola da Saúde da UFRN, serão realizadas até o dia 30 de janeiro de 2018, com a atuação de dois professores universitários, três servidores da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Visamt) e sete estagiários, cada um em uma lagoa, realizando visitas, fotografias e ações com as comunidades.
Das sete lagoas selecionadas para a aplicação do projeto de extensão, quatro ficam situada na região coberta pelo Distrito Sanitário Norte 2, sendo a lagoa Jardim Primavera, em Nossa Senhora da Apresentação e as lagoas de Panatis, Acaraú e Taraucá, no Potengi. A lagoa Ouro Preto é situada em Neópolis (Distrito Sul), Bumbum no Alecrim (Distrito Leste) e Esperança, na Cidade da Esperança, no Distrito Oeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário