O Novembro Azul é uma campanha de conscientização que teve seu início na Austrália, em 2003, e logo se espalhou pelo resto do mundo, se tornando um movimento internacional. O mês foi escolhido por causa do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no dia 17. Em 2017, o tema do Novembro Azul se expandiu e mudou o seu foco da prevenção ao câncer de próstata para a PNAISH, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
Inicialmente, a campanha era voltada para a prevenção e combate ao câncer de próstata, porém, com o passar dos anos, foi-se percebendo a necessidade de expandir as ações realizadas. As mesmas barreiras socioculturais que impedem os homens de procurar os serviços de prevenção ao câncer de próstata também os impedem de procurar outros serviços de atenção básica à saúde, como por exemplo exames de DST, cardiológicos e urológicos, entre vários outros.
As mulheres vivem em média sete anos a mais que os homens, e estes têm mais doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol elevado e hipertensão, além de utilizarem mais drogas que suas companheiras do sexo feminino. Ainda assim, procuram menos os serviços de saúde e ainda têm muito receio em relação ao tema.
A campanha ainda trabalha com a prevenção ao câncer de próstata, assim como o de testículo, o de mama (que muitos não sabem que também atinge as pessoas do sexo masculino), e o de pênis, cada vez mais comum na faixa etária abaixo dos 20 anos de idade.
A PNAISH trabalha com três eixos: a saúde sexual, reprodutiva e paternidade; violência e acidentes em geral; e acolhimento dos homens na atenção básica. Durante o mês de novembro serão realizadas por toda Natal ações envolvendo os três eixos, como por exemplo: testes de sífilis, HIV e hepatites; consulta de pré-natal masculino e rodas de conversas e palestras sobre diversos temas envolvendo a saúde do homem.
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