O Fórum que discute a linha de cuidado para pacientes com sobrepeso e obesidade, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou na manhã desta segunda-feira (13) e prossegue até a terça-feira (14), no auditório do UNI-RN. Participam do evento de cerca de 50 profissionais da área de atenção básica e especializada de Natal, além de representantes do Ministério da Saúde, INCA e especialistas na área de nutrição.
O Fórum Linha de Cuidado ao Paciente com Sobrepeso e Obesidade tem como objetivo discutir planos de promoção e prevenção de agravos dentro do contexto da atenção básica, e também fortalecer o cuidado ao usuário com sobrepeso e obesidade, ampliando o conhecimento dos profissionais de saúde nesta área, como forma de lhes garantir uma abordagem integral e humanizada, desde aspectos nutricionais até problemas clínicos de média e alta complexidade.
“O Fórum tem a função de problematizar a questão do cuidado na linha de obesidade, estimulando os profissionais de saúde sobre o cuidado ao paciente diante do contexto das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Além disso, é interessante destacar a atuação das policlínicas que, a partir da formação de grupos especializados na atenção básica, resgatam o paciente da fila de espera pela cirurgia bariátrica no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), como forma de tratar, individualmente, casos de obesidade e sobrepeso”, observou Wanessa Lucena Castro, chefe do Setor de Promoção à Saúde da SMS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário