sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Usuários do SUS Natal ganham Centro de Práticas Integrativas

A população de Natal recebeu na tarde desta quinta-feira, 26, a primeira unidade do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - Cerpic. O Centro, foi entregue pelo prefeito Carlos Eduardo, que, ao lado do vice-prefeito, Álvaro Dias e da secretária Municipal de Saúde, Saudade Azevedo, destacou os investimentos realizados na Saúde Municipal em sua gestão. Esta Unidade será referência no País com atendimento de práticas alternativas na área da saúde.


O prefeito Carlos Eduardo destacou a importância de um centro que será referência na rede Sus. “Seremos referência em um atendimento no qual as pessoas que entrarem por aquela porta, sejam acolhidas porque as pessoas merecem ser feliz”.


O investimento na rede municipal de saúde tem sido um dos pilares da administração municipal. “Conseguimos reerguer a rede que encontramos quando assumimos e trabalhamos junto ao Governo Federal para ampliar a rede, com entrega de três UPAs” destacou. A UPA Satélite atende a cerca de 200 pessoas por dia e o Hospital Municipal, também obra realizada pelo prefeito Carlos Eduardo, atende a 800 pessoas por dia.


A secretária Saudade Azevedo ressaltou o envolvimento do prefeito na área da saúde. “Fazendo um dos maiores projetos de ampliação das unidades de saúde, com mais de 40 unidades reformadas, além da construção do Hospital Municipal, do Centro de Convivência em Saúde Mental dando bons frutos. Mas é uma enorme felicidade a entrega deste Centro, utilizando recursos próprios para dar maior qualidade de vida aos usuários do Sus”, afirmou a secretária. Natal realizou o primeiro congresso nacional de práticas integrativas e com a instalação do Centro, passa a ser referência nesta área. Estima-se que mais de 700 mil pessoas de Natal utilizem o Sus.




Práticas Integrativas - As práticas integrativas e complementares contemplam atendimentos médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar/alternativa. Esses atendimentos e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano consigo, com o meio ambiente e com a sociedade.


O objetivo do tratamento é a promoção da saúde do cidadão, trabalhar o equilíbrio do ser, fazendo com que ele desenvolva autoconhecimento e assim previna algumas doenças. Este tipo de tratamento é realizado por encaminhamento da unidade de saúde à qual o paciente se dirige.


O atendimento no Cerpic funciona com uma equipe multiprofissional composta por terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeiro, psicólogo, arte terapeuta e educador físico. Todos os profissionais passaram por capacitação e têm especialidade em práticas integrativas e complementares.

Estiveram ainda presentes à inauguração do Cerpic, secretários da administração Municipal, vereadores, servidores da Saúde, e representantes da sociedade civil.


O novo serviço da rede municipal de Saúde de Natal funciona na Rua Tuiuti, 173, Petrópolis, das 8h às 17h, por hora marcada, com agendamento prévio encaminhado para o acolhimento da unidade, com a indicação terapêutica.

Os programas terapêuticos têm média de 10 sessões por pessoa, com avaliação final. Cada cidadão pode fazer até duas terapias, sendo uma individual e outra coletiva

Nenhum comentário: