quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Servidores da Maternidade Leide Morais são capacitados para implantação de ouvidoria

Visando ampliar a gama de serviços oferecidos à população natalense, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implantará o setor de ouvidoria interna na Maternidade Municipal Leide Morais, situada na zona Norte. O novo canal de comunicação atenderá os usuários e os próprios servidores da unidade de assistência materno-infantil.

A ouvidora municipal da Saúde, Lúcia de Fátima Azevedo, explicou a importância do serviço como um espaço onde os usuários poderão se manifestar sobre os atendimentos e procedimentos, sejam com dúvidas, elogios, reclamações ou sugestões de melhorias. E acrescentou que servidores bem treinados são essenciais para o bom andamento do novo serviço oferecido pela maternidade.

“A ideia é instrumentalizar os servidores para um acolhimento e atendimento mais humanizado possível, com ética, atenção e respeito aos cidadãos e as demandas que eles trazem para o serviço. A implantação da ouvidoria interna na Leide Morais será muito importante também para aumentar a resolutividade dos casos surgidos, já que as situações poderão ser resolvidas na própria unidade”.

Ela destacou o papel da ouvidoria interna na prevenção de situações que possam causar desconforto, pois ela atuará de forma ativa dentro da unidade, com o objetivo de se antecipar frente à algum problema, resolvendo-o antes que este chegue até o usuário.

“A ouvidoria ativa é fundamental para se evitar situações desagradáveis, por exemplo. Algumas vezes, notamos que, por melhor que seja a qualidade dos serviços oferecidos, sempre ocorre algo que precisa de uma intervenção imediata. É justamente aí que entra a ouvidoria interna, para acolher as pessoas e resolver os impasses de forma simples e rápida”.

Durante toda a próxima segunda-feira (9), os servidores da Maternidade Leide Morais passarão por curso de capacitação para conhecerem o serviço e aprenderem, de forma simples e eficaz, as práticas de atendimento ao usuário na ouvidoria, o Sistema Ouvidor do SUS e a diretriz da Política Nacional de Humanização, incluindo a formação de grupos de trabalhos.

Nenhum comentário: