No dia 29 de outubro o Brasil celebra o Dia Nacional do Livro. Uma data carregada de significados e que existe para mostrar a importância do livro e da leitura para toda a sociedade. Aqui em Natal a Prefeitura vem atuando para fortalecer as políticas públicas do gênero, e tem investido recursos substanciais na capacitação do seu corpo pedagógico com o foco na formação de uma supergeração de alunos leitores e ainda disponibiliza espaços bem estruturados para a população embarcar no mundo maravilhoso dos livros.
De acordo com dados da secretaria municipal de Educação (SME), mais de 80% das unidades de ensino da rede pública de Natal possuem biblioteca ou espaços de leitura. A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Judineide Domingos, informou que uma das missões mais relevantes da SME é valorizar e fomentar a pratica da leitura entre os alunos: “Temos um cuidado todo especial com essa questão do livro e da leitura. Estamos estruturando as bibliotecas das escolas e centros de educação infantil, abastecemos os espaços com vasto material pedagógico e literário e ainda temos diversas parcerias com o Ministério da Educação e instituições da sociedade civil ligadas a essa temática”.
Dentre as principais ações destaque para os projetos Paralapracá e o Prazer em Ler, ambos concebidos pelo Instituto C&A. Em Natal, o projeto Paralaepracá contempla: 30 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) localizados nas quatro regiões administrativas; 56 Coordenadores Pedagógicos, 374 docentes e 5.690 crianças (creche/ 0 a 3 anos e pré-escola/ 4 a 5 anos e 11 meses). O Programa Prazer em Ler foi criado em 2006 e tem objetivos contribuir para a efetivação do direito à leitura, por meio da formação de leitores, da formulação e do aperfeiçoamento de políticas públicas.
O Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves é outro grande espaço que vem contribuindo para a disseminação de conteúdo literário e para a capacitação dos professores da rede pública municipal. Com um acervo de aproximadamente 13 mil exemplares, a Biblioteca do Educador Professora Olindina Lima Gomes, localizada no Cemure, agora também conta com um acervo digital disponível para consulta online e realização de pesquisas de trabalhos acadêmicos dos professores que atuam na rede municipal de ensino da capital. “É mais uma conquista para a comunidade escolar da cidade”, comemora Judineide.
Ainda dentro dessa política de incentivo ao livro a leitura, a secretaria estimula e apoia a realização de concursos em suas unidades de ensino para fortalecer e incentivar a produção literária dos alunos. A secretária municipal de Educação, Justina Iva, também celebra o sucesso dos programas de incentivo à leitura coordenados pela SME. “Ações dessa natureza contribuem muito para o desenvolvimento intelectual dos alunos, já que a leitura é essencial para o bom desempenho em todas as disciplinas do currículo escolar. O retorno recebido dos professores e dos estudantes é muito positivo. Estamos no caminho certo. Incentivar a leitura é fundamental”, afirmou.
Para a população em geral, uma grande pedida para quem é amante dos livros é a biblioteca do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O espaço que recebe muitos visitantes possui amplo acervo bibliográfico com ênfase nas temáticas ambientais. Os materiais abrangem também assuntos didáticos, obras de literatura com destaque para a literatura infanto-juvenil, títulos de autores potiguares, arquitetura e urbanismo, história e geografia do Brasil, do Rio Grande do Norte e de Natal.
Atualmente, a biblioteca possui mais de três mil títulos, inclusive com versões em braile. O acervo é de livre acesso, podendo ser consultado pessoalmente por qualquer pessoa que tenha interesse. A biblioteca fica aberta todos os dias (incluindo sábados, domingos e feriados), das 8h às 17h30, ininterruptamente. O detalhe é que por sua tranquilidade, conforto e qualidade dos livros expostos a biblioteca do Parque virou um ponto de estudos para os chamados “concurseiros”, que buscam o espaço para estudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário