As disciplinas de Matemática e Português têm uma relação muito próxima para os alunos de todas as séries. Geralmente, quem gosta de uma tem dificuldades com a outra e ambas são essenciais nas nossas vidas. Para tentar desmistificar essa relação de medo que muita gente da matemática, e que ganhou fama de vilã, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações escolheu a matemática como tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece durante esta semana. E o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte convidou o cordelista Hélio Gomes para mostrar que as duas disciplinas podem caminhar juntas e uma ajudar a entender a outra. Para isso, ele criou o livro “O Cordel e a Matemática”, que será apresentado aos visitantes nesta quinta-feira (26), a partir das 14 horas, no auditório.
Filho de sapateiro e de uma costureira, Hélio nasceu na cidade de Areia (PB) e veio morar em Natal ainda criança, na década de 60. Além da literatura de cordel, Hélio desenha, pinta, compõe música e é membro-fundador da Academia Norte-Riograndense de Literatura de Cordel e parceiro de projetos solidários, tendo cunhado o termo “corderapia” para designar o cordel como prática terapêutica. Hélio Gomes elaborou a sua monografia no curso de Ciências da Religião (UERN), com o tema “A Pedagogia do Cordel no Ensino Religioso”.
O livro “O Cordel e a Matemática” foi lançado em 2011 e possui métricas e rimas para ajudar a buscar ‘puxar’ o raciocínio e facilitar a memorização dos estudantes, da mesma forma como fazíamos com a tabuada na nossa infância. “O primeiro livro foi de soma e em breve irei lançar outros livros com as 4 operações matemáticas para facilitar a memorização dos estudantes como era com a tabuada no meu tempo de estudante”, exemplifica.
Na manhã desta quinta-feira (26), o professor David Armando Zavaleta Villanueva vai palestrar sobre os Modelos de Crescimento Populacional. Villanueva é graduado em mecano-matemática pela Universidade Estadual de Moscou (1992), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em matemática pura pelo Instituto de Matemática e Estatística (2006). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: soluções periódicas, pontos fixos, ruído branco e coexistence. A palestra começará às 8 horas, no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Parque da Cidade prossegue até o sábado (28) e tem atraído várias escolas e alunos de todas as faixas etárias. Na sexta-feira não haverá atividades pela manhã da Semana Nacional de C&T, mas, à tarde, a partir das 14h., tem a oficina “Matemática Lúdica”, com a professora Gabriela Lucheze de Oliveira Lopes. No sábado será a vez dos projetos “Astronomia no Parque” e “Tistu, que bicho é esse?”. Outas informações sobre a programação e agendamento de visitas pelo telefone 3232-3207.
Nenhum comentário:
Postar um comentário