terça-feira, 24 de outubro de 2017

Jogos e Laboratório de Matemática serão as atrações desta terça-feira na Semana de C&T

A Semana Nacional de Ciência & Tecnologia promovida pelo Parque da Cidade e seus parceiros foi aberta na manhã desta segunda-feira (23) com palestras dos professores Edgard Morya, do Instituto de Neurociências, com a palestra “Como a matemática ajuda a entender o funcionamento do cérebro” e Júlio Rezende, da UFRN e Fapern, com o tema “100 maneiras de estímulo à inovação”. 

Os temas foram apresentados à crianças e jovens do projeto Amana e da escola estadual Floriano Cavalcante. Para o professor Júlio Rezende, o tema matemática é técnico, “mas devemos associá-la ao desenho, às artes para torná-la mais fácil e será importante para desmistificar o monstro da matemática nas pessoas e trazê-la para mais perto das crianças”, explica.

Nesta terça-feira, a programação consta de laboratório de matemática, que será montado numa das salas de aula do Parque da Cidade, com o professor Fernando Guedes Cury e vai funcionar das 8h às 11h30 e das 14h às 17h. Também terá oficina “Matemática em atividades: Jogos e Desafios”, a partir das 8h, com as professoras Odenise Maria Bezerra e Eliane Souza de Macêdo.


O laboratório de matemática vai contar com computadores, materiais para confecção de outros materiais e jogos como Torre de Hanói, Tangram, uma espécie de quebra-cabeça, de origem oriental muito antigo, cujo o nome significa "Tábua das 7 sabedorias". Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado: 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. “Também vamos oferecer aos visitantes jogos como Cadeados Ciganos, Mancala, entre outros. São jogos que estimulam o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas”, exemplifica o professor Fernando Cury, que é coordenador do Laboratório de Matemática da UFRN. 

No dia-a-dia, o laboratório recebe visitas de escolas, cursos de capacitação de professores da disciplina de matemática. “Um dos nossos objetivos é ensinar a matemática a partir de materiais concretos, dá base para se chegar à parte abstrata, com elementos lúdicos, valorizando a parte da experimentação”, explica o professor. Segundo ele, quando passam pelo laboratório os alunos percebem diferenças, que a matemática poderia ser mais divertida com as atividades colocadas para estimular o raciocínio e passam a perceber na escola, utilidades da matemática que não enxergavam antes.

A programação da terceira edição da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte prossegue até o sábado com palestras, jogos, oficinas, Sarau poético, com lançamento do livro “O Cordel e a Matemática”, Atividades ligadas à astronomia, contação de histórias. Várias escolas agendaram visitas para participar do evento no Parque da Cidade, outras escolas que queiram agendar, ainda há vagas. O telefone para agendamento e outras informações é o 3232-3207. 

Nenhum comentário: