O governador Robinson Faria irá entregar 68 sistemas de dessalinização nesta sexta-feira, em João Câmara. Os equipamentos, do Programa Água Doce (PAD), vão beneficiar cerca de 15 mil pessoas em 38 municípios. Na ocasião, será realizada uma visita técnica em um destes sistemas implantado na comunidade rural Maria da Paz.
A visita finaliza a programação do Congresso Mundial de Dessalinização, reconhecido como o principal evento mundial na área, realizado desde domingo (15), em São Paulo.
Na comitiva de especialistas, estão o secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Jair Vieira Tannus Junior, o diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água do MMA e coordenador do Programa Água Doce (PAD), Renato Saraiva Ferreira, o Presidente da Associação Internacional de Dessalinização (IDA), Emilio Gabbrielli e a Vice-Presidente da IDA, Shannon Kathleen McCarthy. Além deles, o vice-governador Fábio Dantas e o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior.
O Água Doce visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis. Atende, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido. O PAD envolve parcerias com diversas instituições e a participação da comunidade na gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização.
Água Doce do RN
Um convênio firmado entre o MMA e o Governo do RN, através da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), no valor de R$ 19,9 milhões, tem como meta a implantação, recuperação e gestão de 103 sistemas de dessalinização em comunidades rurais do semiárido potiguar. Com a entrega dos 68 sistemas, a Semarh finaliza a primeira etapa do convênio.
Na segunda etapa do Programa, serão instalados mais 35 sistemas de dessalinização, revitalização da unidade demonstrativa de Caatinga Grande, implantação de duas unidades demonstrativas e mais dois sistemas de dessalinização movidos a energia solar.
No total, o PAD vai beneficiar em torno de 30 mil pessoas do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário