terça-feira, 31 de outubro de 2017

Alunos do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal ampliam conhecimentos em visita a Cientec


Os alunos do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) contaram com dias de aprendizado participando da Feira da Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As crianças conheceram diversos estandes de experimentos e participaram de atividades e jogos distribuídos ao longo da feira.

Um dos estandes que mais chamou a atenção dos agentes mirins foi uma fazendinha armada com pequenos animais, onde foi mostrado hábitos alimentares e informações importantes sobre a vida e o desenvolvimento dos animais ali expostos. Outro local visitado pelos alunos foram as mesas de jogos de xadrez. Nesse caso, eles puderam jogar e conhecer dicas importantes no desenvolvimento do jogo que utiliza de estratégias que contribuem para o aprendizado dos alunos.

Foi montado um pequeno laboratório de automação e robótica onde os agentes mirins conheceram técnicas de montagem e experimentos. Outras atividades foram realizadas ao longo da visita, que também contou com a distribuição de brindes e material informativo versando sobre diversos temas e análises cientificas produzidas pelos alunos da UFRN.

O guarda municipal e coordenador geral do Amana, Marconi Lucas, informou que o momento serviu para ampliar o conhecimento dos agentes mirins, além de divulgar o trabalho de segurança preventiva realizado pelo Amana, que contempla ações teóricas e práticas dentro de uma grade curricular composta por três módulos e com duração de nove meses. “Foi uma visita produtiva que deus aos alunos do Amana novas visões que são importantes para o seu desenvolvimento enquanto cidadão”, disse.

As crianças do projeto Amana são trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.

Nenhum comentário: