Exame realizado em forma rotineira nas três maternidades municipais de Natal, o teste do olhinho pode ser feito ainda na unidade básica de saúde São João, localizada na Avenida Romualdo Galvão, no Tirol. Essencial para o diagnóstico de doenças visuais e cegueira em recém-nascidos, ele deve ser realizado logo após o nascimento e em outras quatro vezes até o 25º mês de vida da criança.
A coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Isabel Lima, explicou que além das maternidades municipais, a UBS São João é referência municipal para a realização do teste do olhinho, com uma pediatra especialista que atende todas as quartas-feiras, pela manhã.
“Temos uma profissional capacitada para o exame, para atender a todas as crianças que necessitem fazer o teste do olhinho. Por ser um exame fundamental para a saúde visual da criança, é muito importante que ele seja feito dentro do período recomendado”.
O teste do olhinho, também chamado de teste do reflexo vermelho, deve ser feito por um médico pediatra de forma rápida e fácil, com um aparelho chamado oftalmoscópio direto, semelhante a uma lanterna, com o qual o pediatra observa o reflexo das pupilas do bebê. O ideal é que elas reflitam tons de vermelho, laranja ou amarelo quando sadias.
Se os reflexos forem esbranquiçados ou inexistentes, é indício de uma alteração da visão. Nestes casos, em que é identificada algum problema que comprometa a visão no futuro, a criança é encaminhada para o tratamento e correção do problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário