Profissionais de saúde que atuam como técnicos auxiliares em regulação médica no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município (Samu Natal) participaram de treinamento na manhã dessa segunda-feira (18), em Dix-Sept Rosado. O objetivo foi capacitá-los para atuarem na regulação dos casos recebidos diariamente pelo órgão.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Samu Natal, Esmeralda Mattoso, o foco principal foi apresentar o papel e a importância dos técnicos para o serviço, com explicações sobre os requisitos, atribuições, competências, ferramentas de regulação, conceitos de urgência e emergência, entre outras.
O técnico auxiliar é o primeiro contato entre o usuário e o Samu, porque ele é o profissional responsável pela identificação e localização do chamado, usando ferramentas de comportamento humano, noções de psicologia e humanização do serviço de saúde. E as recertificações periódicas e capacitações são requisitos exigidos para a atividade.
“Começamos com um alongamento corporal com músicas relaxantes, já que muitos saíram do plantão noturno e vieram direto para a capacitação. Logo depois, foi explicado os requisitos e competências, conceitos e também as síndromes de potencialidades de gravidade, que é exclusiva dos médicos reguladores”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário