Todo mundo sabe que a água é importante para a saúde. Mas poucos param para pensar sobre qual o valor real dela para o funcionamento do corpo. Primeiramente, este líquido representa entre 45 e 60% da massa corporal. Ou seja, no conteúdo de nosso corpo grande parte é de água. Além disso, o líquido rico em sais minerais permite a realização das mais diversas reações químicas necessárias para a sobrevivência.
De acordo com o nutricionista Rodrigo Ruegg, em todo o tempo a água está participando de algum processo, seja de digestão, seja para o processo de absorção, transporte de nutrientes, para a própria circulação e até para excreção. “A água também proporciona a estrutura celular, lubrifica e protege nossos órgãos internos e o mais importante, controla a temperatura do corpo, com um processo chamado de termoregulação”, complementa o professor do curso de Nutrição da Estácio.
Rodrigo Ruegg explica que apesar da indicação geral para o consumo de 2 litros de água mineral por dia, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde cada pessoa deve ingerir cerca de 1 ml por cada 1 quilocaloria. “A quantidade de água necessária é diferente para cada um, e esse cálculo é feito por um nutricionista com avaliação do conteúdo total de energia que a pessoa precisa”, informa. E este consumo considera apenas a água pura, não conta com o líquido ingerido em alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário