A Secretaria Educação e Cultura do Rio Grande do Norte divulga edital do processo seletivo para cadastro de reserva de professores para atuar no programa Brasil Alfabetizado nos municípios de Natal e Mossoró. As vagas são para professor alfabetizador, tradutor e intérprete de libras e coordenador de turmas. A bolsa varia entre R$ 400 a R$ 800 por mês, a depender do número de turmas assumidas.
O programa, que é uma iniciativa do Governo Federal, tem contrapartida do Governo do RN e está em consonância com o projeto Alfabetização e Jovens, Adultos e Idosos, ação do programa RN Alfabetizado, visa alfabetizar jovens a partir dos 15 anos, adultos e idosos em todo o RN, no período de oito meses em espaços escolares e não escolares. O RN Alfabetizado pretende garantir que em quatro anos, se alfabetize 100% das crianças de até 7 anos de idade e reduzir em 50% em até 4 anos, e em 100% até 2025, a taxa de analfabetismo absoluto de pessoas a partir dos 15 anos, promovendo a inclusão delas na educação de jovens e adultos.
Para participar deste edital, os candidatos devem ser professores da rede pública de educação básica ou voluntários que tenham concluído o ensino médio e com disponibilidade de 10h semanais para desenvolver as atividades do programa.
O processo seletivo será feito por meio de análise de currículo, de acordo com os critérios de atribuição de pontuação, constantes no edital. As inscrições ocorrem de 25 a 29 de setembro de 2017, na Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (Sueja), localizada na sede do órgão central da SEEC, para os candidatos do município de Natal e na sede da 12ª Diretoria Regional de Ensino e Cultural, para os candidatos do município de Mossoró.
O resultado preliminar do processo de seleção será divulgado no site da SEEC e exposto nos locais de inscrição a partir do dia 09 de outubro de 2017.
Saiba mais
Dentro do programa RN Alfabetizado, o projeto Alfabetização e Jovens, Adultos e Idosos visa alfabetizar jovens a partir dos 15 anos, adultos e idosos em todo o RN buscando desenvolver as competências relacionadas à leitura, escrita e matemática, incentivando a continuidade da escolaridade, na perspectiva da aprendizagem ao longo da vida.
O processo de alfabetização, nesse contexto, será concebido e realizado em diálogo com o conjunto de práticas sociais e culturais que dão sentido à existência dos sujeitos, explorando simultaneamente o funcionamento do sistema de representação alfabética da língua portuguesa e os múltiplos usos que a leitura e a escrita tenham na sua vida cotidiana.
Serviço:
Processo Seletivo de Alfabetizadores Voluntários, Alfabetizadores-Coordenadores de Turmas e Tradutores-Intérpretes de Libras, para atuar no Programa Brasil Alfabetizado nos municípios de Natal e Mossoró.
Incrições: 25 a 29 de setembro de 2017.
Locais:
Em Natal, na sede da Secretaria Estadual de Educação, na Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (Sueja) localizada no Centro Administrativo do Estado. De 8h às 17h.
Em Mossoró, na sede da 12ª Diretoria Regional de Ensino e Cultural, na rua Cunha da Mota, nº 10, Centro. De 8h às 17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário