sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Astrônomos vão falar sobre Naves Exploradoras neste sábado no Parque da Cidade

O projeto “Astronomia no Parque” vai abordar um tema bastante interessante neste sábado, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, a aventura de algumas naves espaciais automáticas que exploraram os confins do Sistema Solar. O evento começa às 16 horas na Sala 01 do Centro de Visitantes. 

Às 17 horas, se as condições climáticas permitirem, será montado um telescópio na praça de eventos para observação da Lua. “Vai dar para ver as crateras e montanhas como se você estivesse voando baixo sobre a Lua”, explica o idealizador e coordenador do projeto, José Roberto Vasconcelos.

Nos últimos dias a imprensa nacional e internacional falou sobre a nave Cassini, por exemplo, que terminou a sua missão mergulhando na atmosfera do planeta Saturno. Mas, este mês, também temos o aniversário de outra nave espacial não tripulada que encerrou os seus trabalhos mergulhando em Júpiter: a missão Galileo. Além da Pioneer 10, que também num mês de setembro, anos atrás, deixou o Sistema Solar para sempre. Num bate-papo bem descontraído os coordenadores do projeto “Astronomia no Parque” vão falar sobre todas essas naves e seus legados para a Ciência, com vídeos e fotos originais das missões.

Desde o início do ano o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte vem apresentando o projeto “Astronomia no Parque, idealizado e coordenado por José Roberto Costa, editor do site de divulgação científica “Astronomia no Zênite” (www.zenite.nu) e que também conta com o apoio da ONG internacional The Planetary Society e da Associação Norte Rio-grandense de Astronomia.

A entrada e o estacionamento do Parque são gratuitos e pessoas de todas as idades estão convidadas para mais este evento.

Nenhum comentário: