sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Semurb planeja retirar 500 cigarreiras dos canteiros das avenidas em Natal

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) planeja retirar cerca de 500 pontos comerciais que funcionam de forma irregular nos canteiros das vias públicas da capital potiguar. A ação tem gerado indignação por parte dos comerciantes e até da população que frequentam esses estabelecimentos.
Segundo o supervisor geral de fiscalização da Semurb, Leonardo Almeida, a operação visa eliminar as chamadas “cigarreiras” que se encontram nos canteiros de ruas e avenidas de Natal onde funcionam lanchonetes, bares, oficinas mecânicas, borracharias e outras atividades que precisam de licença ambiental para exercer tais atividades.
“Queremos remover dos canteiros os pontos comerciais que não podem ser regularizados por desrespeitarem as condições de licenciamento ambiental e de segurança. Trata-se de bares e lanchonetes, por exemplo, que precisam de esgotamento sanitário, estudos quanto ao gerenciamento de resíduos e impacto para a vizinhança. Há bancas como essas que colocam mesas e cadeiras em lugares que não são adequados no tocante à segurança, principalmente ocupando terrenos públicos. Esse tipo de atividade precisa ser exercida em propriedades privadas e que atendam aos critérios de licenciamento ambiental”, explica.
Leonardo Almeida ressalta que o objetivo não é retirar todas as cigarreiras e bancas. “Os estabelecimentos que obedecem à legislação de licenciamento ambiental, como bancas de revistas, quiosques e trailers, não serão retirados”.
Conforme o supervisor da Semurb, a remoção desses estabelecimentos foi iniciada e já foram retirados cerca de 70 desses pontos em diversos locais de Natal. “Estamos ainda fazendo o levantamento dessas cigarreiras, verificando quais realmente não têm condição alguma de serem regularizadas”. Leonardo Almeida ressalta ainda que não existe um planejamento para que esses pontos sejam levados para outro local. “Não vamos reposicionar essas cigarreiras em outro lugar público, vamos simplesmente retirá-los”.
OPINIÃO DO BLOGUEIRO: QUE SE COMECE PELA AV. CHEGANÇA NO NOVA NATAL ONDE APENAS TRÊS CIGARREIRAS TEM MAIS DE DEZ ANOS QUE É DA DE SR. CHICO BATON, HELP LANCHES E SR. RAIMUNDO. O RESTANTE ESTÃO IRREGULAR ATÉ O TOPO E DEVEM SER RETIRADAS COM O APOIO DA POPULAÇÃO E COMERCIANTES LOCAIS.

Nenhum comentário: