sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Natal entrega 100 novas geladeiras para salas de vacinas e kits de atendimento de urgência

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), incrementou a rede de frio com a aquisição de 100 refrigeradores para uso em salas de vacinas, dez freezers horizontais para acondicionamento das bobinas recicláveis e dez câmaras frias específicas para o armazenamento de vacinas e soros a serem utilizados pelas unidades de saúde, além de dez kits de urgência, com um investimento de R$ 300 mil na aquisição dos equipamento. Nesta sexta-feira (10), o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, fará a entrega desses equipamentos aos diretores das unidades de saúde, no Departamento de Logística e Suporte Imediato aos Serviços de Saúde (DLS), às 10h. O DLS fica localizado na Rua Márcio Dias, 180, no bairro do Igapó.

A aquisição desses equipamentos busca, de forma oportuna e eficiente, a qualidade do ato vacinal com intuito de preservar as características originais das vacinas, garantindo a imunidade da população contra doenças infecciosas.

A Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEMADI) tem como atribuições o planejamento integrado e o armazenamento de imunobiológicos recebidos da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) e distribuição nas 74 salas de vacinas do município do Natal. A CEMADI possui espaço para acondicionamento de imunobiológicos e almoxarifado para outros insumos (seringas, agulhas, caixas térmicas, bobinas reutilizáveis, entre outros), área de acesso aos veículos de carga, área destinada ao recebimento e distribuição dos imunobiológicos, além de área com grupo gerador.

Os imunobiológicos são produtos farmacológicos termolábeis, sensíveis ao calor, ao frio e à luz, produzidos a partir de micro-organismos vivos, subprodutos ou componentes, capazes de imunizar de forma ativa ou passiva e que devem ser armazenados, transportados, organizados, monitorados, distribuídos e administrados adequadamente. O manuseio incorreto, equipamentos com defeito ou falta de energia podem interromper o processo de refrigeração, comprometendo a potência e eficácia dos imunobiológicos.

Os dez Kits de atendimento de urgência serão entregues para as unidades de Nazaré, Ponta Negra, Planalto, Bom Pastor, Vale Dourado, Santarém, Nova Natal, Guarapes, Felipe Camarão II e Pajuçara. 

Nenhum comentário: