Segundo tipo de câncer mais comum entre a população masculina no país, o câncer de próstata pode ser diagnosticado ainda em seu estágio inicial com a realização do exame de toque retal. Pensando nisso, a unidade de saúde do José Sarney, na zona Norte de Natal, realizará nesta quinta-feira (24) uma grande ação para atender e orientar os usuários do sexo masculino sobre a doença.
Divulgação SMS
A diretora Maria das Graças Nascimento explicou que a ação será dividida em dois momentos: pela manhã, com orientações e atividades de promoção à saúde do homem na Avenida Itapetinga, em frente à Farmaciaria, e à tarde, na própria USF, com palestras sobre câncer de próstata e de pênis, os exames de toque retal, escovação orientada e distribuição de kits de higiene bucal e hipoclorito de sódio.
Ela disse que a ação, prevista dentro da programação da campanha Novembro Azul, foi bem recebida pela população, apesar dos mitos e preconceitos que cercam o exame. A abordagem inicial foi realizada na sala de espera da unidade, situada no bairro de Lagoa Azul, quando houve a sensibilização e conscientização dos presentes para a importância do toque retal para a prevenção da doença.
“Ficamos muito felizes e surpresas de saber que há tantos interessados em realizar o exame do toque, para se prevenirem contra o câncer de próstata. Até o momento, contamos 24 inscritos, mas esperamos que esse número aumente nesta quinta-feira, com a conscientização que faremos durante a manhã na Avenida Itapetinga”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário