segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Jornalistas recebem treinamento com especialista em Comunicação Institucional

ASSECOM/RN
O jornalista e relações-públicas Jorge Duarte, maior referência em Comunicação Institucional do País, ministrou durante todo o dia de hoje, 26, um treinamento para os jornalistas vinculados ao Governo do Estado Rio Grande do Norte. A iniciativa é da Secretaria de Comunicação, por meio do Departamento Estadual de Imprensa (DEI).

“Reunir todos os assessores de secretarias e órgãos do governo para o treinamento em assessoria contribui para uma comunicação de excelência, e quem mais ganha é a população, que espera das instituições públicas transparência e eficiência ao informar sobre suas ações", afirma a secretária de Comunicação, Juliska Azevedo, que destacou ainda a oportunidade de convivência e troca de ideias entre a equipe. "Ajuda a unificar padrões de procedimentos e linguagem".

O treinamento, na avaliação de Suzy Noronha, diretora do DEI, alcançou o objetivo esperado. “A participação maciça dos assessores representa a preocupação com as informações que chegam à sociedade e o comprometimento de levar a público todas as ações de governo nas mais diversas áreas”, assinala.  

O curso se dividiu em três momentos, nos quais a comunicação foi abordada nos mais diversos aspectos e etapas. O experiente jornalista, que atuou durante quase uma década na comunicação da Presidência da República, tratou de vários temas sempre os costurando com casos reais. 

“Receber este treinamento com Jorge Duarte, que, em minha opinião, é o papa no assunto, é uma oportunidade ímpar. Recebemos informações que vão melhorar o trabalho já desenvolvido e contribuir bastante para a nossa formação profissional”, declarou o coordenador de comunicação da Companhia de Águas e Esgotos (Caern). “Esse treinamento foi um grande presente para todos nós assessores de imprensa do Governo. Oportunidade de nos reciclarmos com o maior ícone da nossa área profissional. Estamos muito motivados e antenados com as novidades da nossa área”, continuou a assessora de comunicação da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Zhamara Mettuza. 

ENTREVISTA - JORGE DUARTE


Jorge Duarte é sumidade quando o assunto é assessoria de comunicação pública. Com 31 anos de experiência em assessoria de imprensa, ele conhece bem as mudanças que ocorreram no modo de levar a informação da fonte ao público, e defende que o jornalista esteja permanentemente atualizado. “Quem lida com comunicação tem que se adaptar”, assinala.

- A comunicação vive um novo momento. Como estas mudanças têm reflexo para a comunicação institucional?

Está tendo uma mudança tecnológica da sociedade que reflete no comportamento e na forma como ela se comunica. Quem lida com comunicação tem que se adaptar a esta nova realidade. É preciso o comunicador estar permanentemente atualizado e permanentemente preocupado com a forma como ele vai se ligar a sociedade, levar a informação e garantir que a sociedade, por sua vez, acesse a informação que um ente público tem que passar.

- A assessoria de imprensa foi vista durante muito tempo como uma intermediadora entre a fonte e o jornalista. Isso mudou? 

Mudou. A assessoria continua fazendo a intermediação, mas as fontes e a imprensa começaram a falar uma com a outra independentemente. A assessoria tem então que redimensionar seu papel, ser mais efetiva agora porque seu poder de fogo ficou reduzido neste aspecto.

- O senhor defende que o foco hoje esteja mais na informação e não na notícia especificamente. O que isso quer dizer? 

A notícia está muito relacionada à atualidade, algo factual. O que se precisa é de profissionais que organizem a informação de uma maneira interessante para o público em geral. O assessor de imprensa tem muito essa capacidade, porque sabe como organizar esta informação e ela não precisa necessariamente estar no formato de uma notícia. Ela não precisa ter atualidade. Basta ser uma informação que é útil, e a notícia passa a ser só mais um formato com o qual a assessoria de comunicação trabalha.

- E qual a importância de se estabelecer uma estratégia? 

A gente precisa saber por que a gente faz o nosso trabalho. Há um risco na comunicação de manter certa rotina ao longo de meses e anos, sem ter certeza das razões pelas quais se está fazendo aquele trabalho. A comunicação tem que estar relacionada a uma estratégia. Tudo tem que estar muito claro. E após montar uma estratégia, é preciso estar permanentemente avaliando se está correta ou não. O mundo está mudando muito rapidamente, e se a gente se distrair, é possível que se gaste muito tempo fazendo uma coisa que não tem efeito. É preciso responder claramente por que faço comunicação, qual o objetivo da comunicação e como eu faço para alcançar esse objetivo.

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