quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Secretário de Planejamento diz que paga terceirizados da UERN na próxima semana

Por Anna Ruth Dantas no seu Política em Foco

O secretário de Planejamento e Finanças do Estado, Gustavo Nogueira, assegurou ao reitor Pedro Fernandes que com a conclusão da folha dos servidores das administrações direta e indireta, neste sábado, 29, o governo do Estado vai pagar as empresas terceirizadas que prestam serviços de limpeza e vigilância na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), para que elas possam pagar aos trabalhadores.

“Até sábado temos que dispor de R$ 50 milhões para concluir a última etapa do pagamento dos servidores. Feito isso, iremos atender à UERN”, assegurou o secretário, acrescentando que pelas condições financeiras do Estado, será possível liberar apenas um mês, na próxima semana. Em novembro, segundo ele, haverá um esforço para o pagamento de pelo menos outros dois ou três meses.


O atraso no repasse às empresas terceirizadas é de 5 meses. O reitor Pedro Fernandes disse entender o aperto financeiro enfrentado pelo governo, a exemplo de outros Estados, argumentando que a situação está insustentável, uma vez que as empresas estão sem receber para quitar os salários dos trabalhadores que são fundamentais para o funcionamento da UERN.

A liberação do pagamento referente ao mês de maio foi anunciada pelo reitor Pedro Fernandes na manhã desta terça-feira, durante manifestação organizada pela Associação dos Docentes (ADUERN) denominada de aula pública contra a PEC 241 e atrasos de salários dos servidores estaduais, na reitoria.

“Fomos ao secretário Gustavo Nogueira demonstrando preocupação com a situação dos terceirizados. Trata- se de salários, dignidade”, pontuou o reitor, lembrando a angústia de todos os servidores pelo atraso de salários em função das dificuldades do erário estadual.

Liberado pagamento de bolsas – O reitor foi à Seplan acompanhado da pró-reitora de Planejamento e Finanças, Fátima Raquel Rosado de Morais, levando planilhas com valores devidos às empresas terceirizadas e também das bolsas de estágios de alunos. São mais de 300 estudantes que estavam sem receber há 3 meses.

A atualização foi autorizada ontem mesmo e o pagamento já está liberado.

Nenhum comentário: