As autoridades policiais dos Estados Unidos prenderam mais de 200 pessoas em várias cidades do país durante manifestações no sábado à noite (9), em meio à forte tensão entre cidadãos afro-americanos e a Polícia.
As detenções acontecem 48 horas depois que Micah Johnson, um veterano de guerra negro de 25 anos, atirou contra policiais brancos em Dallas, matando cinco deles.
O presidente Barack Obama, que está na Espanha, irá a Dallas na próxima terça (12) e discursará na cerimônia em homenagem aos agentes mortos na quinta passada (7), conforme anúncio feito pela Casa Branca neste domingo.
A maioria das manifestações de ontem – organizadas para lembrar das vítimas da violência policial, sobretudo, as duas mais recentes – transcorreu de forma pacífica.
Alton Sterling e Philando Castile foram abatidos por policiais nesta última semana, em Louisianna e Minnesota, respectivamente, e suas mortes foram filmadas. As imagens se espalharam rapidamente pelas redes sociais e comoveram os Estados Unidos.
Uma multidão foi às ruas em Nova York, Los Angeles e São Francisco.
As autoridades informaram que houve confronto em Saint Paul, cidade de Minnesota onde Castile foi morto. Ao todo, 21 agentes que acompanhavam o ato na noite de sábado ficaram feridos, quando alguns manifestantes começaram a jogar pedras e se negaram a liberar uma via. A confusão terminou com 102 detidos.
AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário