São dois objetivos. Primeiro, oferecer apoio a quem tem pensamentos suicidas; segundo, orientar amigos e familiares dessas pessoas, para que eles possam ajudar da melhor forma possível. Além disso, a rede social vai oferecer publicidade gratuita para a CVV, para favorecer o recrutamento de novos voluntários – já que, com a nova ferramenta, a tendência é que os pedidos de ajuda à organização aumentem muito.
O funcionamento é simples: percebeu que um amigo do seu Facebook está postando alguma coisa preocupante? Clique em “denunciar publicação”, no canto direito superior do post, e selecione a opção “acredito que não deveria estar no Facebook”. Quando o Facebook perguntar por que você denunciou, clique na opção relacionada ao suicídio, “Mostra alguém se ferindo ou planejando se ferir” – e seu amigo receberá uma mensagem privada da rede social, dizendo que alguém está preocupado com ele (mas sem citar o seu nome), e dando algumas outras opções de apoio: conversar por chat com um amigo de confiança, contactar um agente do CVV ou receber dicas do que fazer.
A nova ferramenta já estava disponível nos Estados Unidos e Austrália desde o ano passado e, esta semana, está sendo lançado no mundo inteiro, como parte do Plano de Ação de Saúde Mental da OMS, que tem como uma das metas reduzir em 10% os índices de suicídio no mundo até 2020. Espalhar esse tipo de iniciativa pelo mundo é importante porque, embora apenas 29 países tenham estratégias e ONGs voltados para evitar esse tipo de morte, a OMS aponta que 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos. Então, por que não começar pelos amigos no Facebook? A ferramenta já está disponível para uso por aqui – resta ver se vai ajudar.
Super Interessante
Nenhum comentário:
Postar um comentário