sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Prefeito inaugura Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação‏

A área para erguer a escola foi encontrada já na gestão passada, porém a mesma não deu continuidade ao projeto, afirmando não haver verba

Foto: João Maria Alves
Foto: João Maria Alves
“O estudo é o caminho para se conquistar prosperidade na vida, por isso, e para que o cidadão natalense do futuro tenha a oportunidade de crescer e se aperfeiçoar cada vez mais é que a nossa gestão não mede esforços e investimentos em educação”. Foi com essas palavras que o prefeito Carlos Eduardo celebrou a inauguração da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, localizada no loteamento Aliança, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal. A nova sede da Escola tem capacidade de atender 1.260 crianças, em três turnos. As aulas nas novas instalações terão inicio na próxima segunda-feira (11). Construída no modelo padrão da Secretaria Municipal de Educação (SME), na obra foram investidos recursos de R$ 4 milhões oriundos do orçamento próprio da Prefeitura do Natal.
A estrutura física da nova Escola conta com secretaria com almoxarifado, banheiro adaptado e arquivo; sala da coordenação pedagógica; sala da direção e vice, com depósito e banheiro acessível; sala dos professores com dois banheiros, sendo um masculino e outro feminino; sala de informática; biblioteca; laboratório de ciências; uma sala de apoio pedagógico para alunos especiais e 12 salas de aula.
A nova sede possui também cozinha com despensa e área de serviço; recreio coberto com palco, banheiro amplo masculino e feminino com box sanitário adaptado, e outro banheiro com sanitário adaptado para funcionários; depósito; quadra poliesportiva; 16 vagas de estacionamento externas; duas áreas para conveniências descobertas; uma guarita com apoio, banheiro e parque infantil.
Essa obra foi iniciada em maio de 2012, com previsão de inauguração em maio de 2013, mas quando o prefeito Carlos Eduardo assumiu, pouco havia sido construído. Os serviços foram retomados em fevereiro de 2013, e daí pra frente foi implementado um novo ritmo na construção. Para isso, foram feitos aditivos de recursos e de prazo. A unidade de ensino funciona desde 2002 em prédio alugado. No final da primeira gestão do prefeito Carlos Eduardo, os recursos para a construção do prédio estavam assegurados e garantidos, faltando apenas encontrar um terreno na comunidade para iniciar a construção.
A área para erguer a escola foi encontrada já na gestão passada, porém a mesma não deu continuidade ao projeto, afirmando não haver verba. A comunidade iniciou uma campanha, recebendo o apoio do Ministério Público, por meio da Promotora da Educação, Zenilde Alves, para a construção da escola. O descaso da antiga gestão com a educação acarretou em alguns constrangimentos, pois os pagamentos do aluguel do imóvel não foram pagos por um tempo ou sempre atrasavam, com isso o dono do prédio fazia cobranças com carro de som na frente da escola.
Carlos Eduardo reforçou o compromisso de sua gestão com a educação das crianças e jovens de Natal, destacando que aplica 30% do orçamento municipal na pasta: “Todos esses investimentos permitiram que a atual administração inaugurasse seis escolas com apenas um ano e meio a frente da Prefeitura. Além disso, todos os alunos da rede pública municipal receberam fardamento, uniforme de educação física e tênis”, reforçou o prefeito, informando que em 2015 os estudantes receberão também um kit escolar.
Outra informação importante trazida pelo chefe do executivo municipal foi relacionada aos professores da rede pública municipal. Ele falou que até o final de 2015 todos os educadores municipais terão os seus salários reajustados em 88,9%: “Também temos a preocupação em investir nos recursos humanos e estamos valorizando todos os professores do nosso quadro”, finalizou.
A secretária municipal de Educação, Justina Iva, não escondeu a emoção e a satisfação com a entrega das novas instalações da Escola Nossa Senhora da Apresentação. Ela lembrou a luta de toda a comunidade para ganhar uma instituição de ensino de valor para as crianças do local que antes estudavam em um galpão de supermercado alugado. “Essa situação trazia muito incomodo, mas agora a população do bairro tem uma escola pra se orgulhar que não vai ensinar só a ler a escrever, mas irá passar valores para formar grandes cidadãos e cidadãs”, frisou. Justina disse ainda que os investimentos da gestão do prefeito Carlos Eduardo na educação só estão começando. Ela garantiu que até o final deste ano serão inaugurados mais cinco Centros Municipais de Educação, além de mais duas escolas de ensino fundamental.

Nenhum comentário: